Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção da fala em crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial com espectro da neuropatia auditiva usuárias de implante coclear: um estudo longitudinal

Processo: 11/04405-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Orozimbo Alves Costa Filho
Beneficiário:Nayara Freitas Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/23905-6 - Percepção da fala em crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial com desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva usuárias de impante coclear: um estudo longitudinal, BE.EP.MS
Assunto(s):Audiologia

Resumo

Na população portadora de Espectro da Neuropatia Auditiva e usuária do Implante Coclear (IC), as características inerentes a este tipo de alteração auditiva podem determinar dificuldades adicionais para o desenvolvimento de habilidades auditivas mais complexas, tal como a percepção dos sons da fala na presença de ruído competitivo. Deste modo, este estudo tem como objetivo investigar a percepção de fala na presença de ruído competitivo de crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial com Espectro da Neuropatia Auditiva usuárias de Implante Coclear. Trata-se de um estudo prospectivo longitudinal a ser realizado no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo na cidade de Bauru (HRAC/ USP-Bauru), em que serão realizadas a avaliação comportamental e a avaliação da Percepção Auditiva de Fala na presença de ruído competitivo por meio por meio do Teste de Audição no Ruído (Hearing in Noise Test - HINT), proposto por NILSSON et al. (1994) e adaptado para a língua portuguesa por BEVILACQUA et al. (2008). Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente e comparados com um grupo de crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial bilateral (DANS) e usuárias de IC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, NAYARA FREITAS; MORETTIN, MARINA; YAMAGUTI, ELISABETE HONDA; COSTA, OROZIMBO ALVES; BEVILACQUA, MARIA CECILIA. Performance of hearing skills in children with auditory neuropathy spectrum disorder using cochlear implant: a systematic review. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 81, n. 1, p. 85-96, JAN-FEB 2015. Citações Web of Science: 6.
NAYARA FREITAS FERNANDES; MARINA MORETTIN; ELISABETE HONDA YAMAGUTI; OROZIMBO ALVES COSTA; MARIA CECILIA BEVILACQUA. Performance of hearing skills in children with auditory neuropathy spectrum disorder using cochlear implant: a systematic review,. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 81, n. 1, p. -, Fev. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Nayara Freitas. Percepção da fala em crianças com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva usuárias de implante coclear: um estudo longitudinal. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.