Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de locos de microssatélites para caracterização da diversidade genética de acessos de urucum (Bixa orellana)

Processo: 11/05243-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Elizabeth Ann Veasey
Beneficiário:Gabriel Dequigiovanni
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genética ecológica   Repetições de microssatélites   Germoplasma   Diversidade genética   Germoplasma vegetal   Bixa orellana   Urucum

Resumo

O objetivo do presente projeto é caracterizar a diversidade genética de 63 acessos de urucum (Bixa orellana), mantidos no Banco de Germoplasma do Instituto Agronômico (IAC), a partir da utilização de marcadores microssatélites. Para as análises moleculares serão desenvolvidos locos microssatélites para a espécie por meio de uma biblioteca genômica enriquecida. Posteriormente, os locos obtidos serão utilizados para caracterizar o conjunto de acessos. Com isso pretende-se estimar, para os grupos de genótipos originários de três regiões brasileiras (Norte, Sudeste e Centro-Oeste), as frequências alélicas e genotípicas, índices de diversidade genética como número de alelos por loco, porcentagem de locos polimórficos, heterozigosidade média observada e esperada, índice de fixação de Wright e índices de diversidade de Nei, verificando-se o nível de diversidade genética da coleção, bem como a distribuição da variabilidade entre e dentro de regiões. Serão também realizadas análises de agrupamento e análises de coordenadas principais a partir do cálculo das estimativas de distância baseadas em compartilhamento de alelos, resultando em uma matriz de dissimilaridade para acessos individuais, para visualizar os acessos que encontram-se mais distantes geneticamente, o que permitirá a seleção de parentais divergentes para serem utilizados em programas de melhoramento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEQUIGIOVANI, GABRIEL; FERREYRA RAMOS, SANTIAGO LINORIO; ALVES-PEREIRA, ALESSANDRO; FABRI, ELIANE GOMES; NOGUEIRA CARVALHO, PAULO ROBERTO; DA SILVA, MARTA GOMES; VILELA NOGUEIRA ABDO, MARIA TERESA; MELLO MARTINS, ANTONIO LUCIO; CLEMENT, CHARLES ROLAND; VEASEY, ELIZABETH ANN. Genetic diversity and structure in a major Brazilian annatto (Bixa orellana) germplasm bank revealed by microsatellites and phytochemical compounds. Genetic Resources and Crop Evolution, v. 64, n. 7, p. 1775-1788, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.
DEQUIGIOVANNI, G.; RAMOS, S. L. F.; ZUCCHI, M. I.; BAJAY, M. M.; PINHEIRO, J. B.; FABRI, E. G.; BRESSAN, E. A.; VEASEY, E. A. Isolation and characterization of microsatellite loci for Bixa orellana, an important source of natural dyes. Genetics and Molecular Research, v. 13, n. 4, p. 9097-9102, 2014. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DEQUIGIOVANNI, Gabriel. Desenvolvimento de locos de microssatélite para a caracterização da diversidade genética de acessos de urucum (Bixa orellana L.). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.