Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito das variações alélicas no gene do receptor de melanocortina tipo 4 sobre o comportamento alimentar em crianças e adolescentes obesos

Processo: 11/05320-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcio Corrêa Mancini
Beneficiário:Ariana Ester Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   Comportamento alimentar   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento alimentar | Mc4R | obesidade | obesidade infantil | preferência alimentar | receptor de melanocortina tipo 4 | Endocrinologia

Resumo

O aumento mundial da prevalência de obesidade atribui-se principalmente a mudanças nos hábitos alimentares e diminuição da prática de atividade física, que afetam indivíduos mais suscetíveis, com uma predisposição genética. Alterações genéticas podem provocar um desequilíbrio na regulação homeostática afetando sinalizadores periféricos ou centrais. O principal componente do controle homeostático central fica na região hipotalâmica, sendo o receptor de melanocortina tipo 4 (MC4R) de suma importância no controle do consumo alimentar. Variações alélicas no MC4R têm sido relatadas como forma mais frequente de obesidade monogênica, variando de 0,5 a 5,8% entre diferentes populações, estando relacionadas a hiperfagia, hiperinsulinemia, aumento da densidade óssea, aumento de gordura corporal e massa magra, diminuição do colesterol-HDL e da hemoglobina glicada e compulsão alimentar. Entretanto, não há consenso quanto à relação com a composição de macronutrientes da dieta, alguns estudos sugerem aumento de consumo de carboidratos, enquanto outros, aumento da ingestão de gorduras pelos portadores de variações no gene. Nenhum estudo relacionando preferência alimentar e variantes no gene MC4R foi encontrado. Com o objetivo de pesquisar variantes alélicas no MC4R e investigar a influência das mesmas nas preferências alimentares, serão selecionadas 500 crianças e adolescentes obesos (escore Z do IMC e 2), de ambos os gêneros, e 150 crianças com peso normal como grupo controle. Serão avaliados o perfil clínico e metabólico, o consumo alimentar, e realizado estudo molecular do MC4R para posterior análise comparativa entre os dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, ARIANA ESTER; DE MELO, MARIA EDNA; HIWATASHI FUJIWARA, CLARISSA TAMIE; PIOLTINE, MARINA BROSSO; MATIOLI, SERGIO RUSSO; SANTOS, ARITANIA; CERCATO, CINTIA; HALPERN, ALFREDO; MANCINI, MARCIO C.. Associations between a common variant near the MC4R gene and serum triglyceride levels in an obese pediatric cohort. ENDOCRINE, v. 49, n. 3, p. 653-658, . (11/23340-6, 11/05320-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.