Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da mobilidade mitocondrial em células vivas do hipocampo, substância negra e Locus coeruleus anterior à agregação protéica envolvida em neurodegeneração

Processo: 11/05576-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Merari de Fátima Ramires Ferrari
Beneficiário:Stephanie Alves Martins
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mitocôndrias   Degeneração neural

Resumo

A mitocôndria participa da regulação homeostática das células eucarióticas sendo que sua disfunção pode levar ao desencadeamento da morte celular. Alteração do tráfego dessas organelas pode levar ao aumento do estresse oxidativo, privação de energia, deficiência da comunicação intercelular e neurodegeneração. Há evidências de que alterações do tráfego mitocondrial antecedem a morte neuronal associada à agregação proteica. Esses agregados podem ser encontrados em todo o sistema nervoso central e estão envolvidos com a neurodegeneração relacionada ao envelhecimento ou às doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer, a doença de Parkinson, a Esclerose Lateral Amiotrófica, a doença de Huntington, dentre outras. Portanto, conhecer a relação entre o tráfego de mitocôndrias e a formação de agregados protéicos pode ser um passo importante para o melhor entendimento dos mecanismos da neurodegeneração, sua possível terapia reversiva e até mesmo para a prevenção da morte neuronal uma vez que os primeiros sintomas, relacionados ao mau funcionamento da comunicação celular, sejam identificados precocemente. Com isso, o objetivo do presente estudo é analisar a mobilidade das mitocôndrias em cultura de células do hipocampo, substância negra e locus coeruleus após tratamento com rotenona que é um agente importante na agregação de proteínas, utilizando técnicas de marcação das mitocôndrias em células vivas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, THAIANY Q.; D'UNHAO, ALINE M.; MARTINS, STEPHANIE A.; FARIZATTO, KAREN L. G.; CHAVES, RODRIGO S.; FERRARI, MERARI F. R. Rotenone-Dependent Changes of Anterograde Motor Protein Expression and Mitochondrial Mobility in Brain Areas Related to Neurodegenerative Diseases. Cellular and Molecular Neurobiology, v. 33, n. 3, p. 327-335, APR 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.