Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamentos físico-químicos de bagaço de cana para produção de etanol celulósico por hidrólise enzimática

Processo: 11/06923-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Mauricio Boscolo
Beneficiário:Olavo Micali Perrone
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fibras lignocelulósicas   Etanol celulósico   Hidrólise enzimática   Biocombustíveis   Bioenergia   Etanol

Resumo

O material lignocelulósico do qual o bagaço de cana é formado contém açúcares polimerizados como celulose e hemicelulose e esses polissacarídeos podem ser hidrolisados via química e/ou enzimática. Assim, o objetivo principal deste projeto será estudar as condições favoráveis de pré-tratamento para que a hidrólise enzimática do bagaço ocorra de maneira a liberar maior quantidade possível desses açúcares com o mínimo de compostos inibidores da fermentação alcoólica. Serão testadas diferentes condições no momento da hidrólise como a adição de substâncias de caráter ácido, de caráter alcalino, utilização de microondas e ultrassom sob atmosfera de ozônio. As condições testadas serão relacionadas com a concentração de açúcares fermentescíveis produzidas pela ação de enzimas ligno-hemicelulolíticas comerciais e pela formação de substâncias inibidoras da fermentação alcoólica na mistura. Dessa forma, pretende-se obter um aumento na produção de etanol por unidade de massa de bagaço, economizando água, energia e diminuindo impactos ambientais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERRONE, OLAVO MICALI; COLOMBARI, FELIPPE MARIANO; ROSSI, JESSIKA SOUZA; SOUZA MORETTI, MARCIA MARIA; BORDIGNON, SIDNEI EMILIO; CARREIRA NUNES, CHRISTIANE DA COSTA; GOMES, ELENI; BOSCOLO, MAURICIO; DA-SILVA, ROBERTO. Ozonolysis combined with ultrasound as a pretreatment of sugarcane bagasse: Effect on the enzymatic saccharification and the physical and chemical characteristics of the substrate. Bioresource Technology, v. 218, p. 69-76, OCT 2016. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.