Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da mobilização e do transporte de poluentes na zona não-saturada de um lixão desativado

Processo: 11/08105-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Edson Cezar Wendland
Beneficiário:Marjolly Priscilla Bais Shinzato
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Águas subterrâneas   Modelagem   Resíduos urbanos   Contaminação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Águas Subterrâneas | contaminação | Hydrus-1D | Modelagem | Resíduos sólidos urbanos | Hidrogeologia química

Resumo

A intensa industrialização e urbanização acarretaram múltiplos problemas ambientais, dentre eles, a degradação da qualidade dos recursos hídricos causada pelo aumento da quantidade e da heterogeneidade dos resíduos de atividades antrópicas. Apesar da consciência da população e das técnicas de valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU), o Brasil possui grandes dificuldades no gerenciamento destes, tanto que a prática mais comum de destinação final é a deposição direta no solo, em função dos custos reduzidos e da ampla disponibilidade de áreas para sua implantação. Neste contexto, foi constatado que um dos impactos mais significativos dos RSU sobre o ambiente é o risco de contaminação das águas superficiais e subterrâneas. Diante dessa problemática, surgiu a motivação para uma pesquisa investigativa sobre os mecanismos envolvidos nesse tipo de contaminação, propondo-se um monitoramento in situ das características hidráulicas e hidrogeoquímicas da zona não-saturada de um lixão desativado do município de São Carlos/SP, instalado sobre uma área de recarga do Sistema Aquífero Guarani. Pretende-se ainda confrontar os resultados de campo com os gerados na simulação do transporte de poluentes pelo Hydrus-1D. Os resultados esperados devem dar suporte a projetos de remediação de áreas contaminadas; contribuir para o progresso no gerenciamento integrado de resíduos, inclusive viabilizando novas propostas de disposição final conforme as especificidades locais e; dar suporte às ações de proteção dos recursos hídricos, principalmente das águas subterrâneas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELINSON, NATALIA DE SOUZA; BAIS SHINZATO, MARJOLLY PRISCILA; MARTINS MORITA, ALICE KIMIE; BAIS MARTINS, LEANDRO GUIMARAES; WENDLAND, EDSON CEZAR. Innovative device to assay leachate production in non-sanitary landfills. JOURNAL OF MATERIAL CYCLES AND WASTE MANAGEMENT, v. 22, n. 6, p. 14-pg., . (15/03806-1, 11/08105-0)
PELINSON, NATALIA DE SOUZA; BAIS SHINZATO, MARJOLLY PRISCILA; MARTINS MORITA, ALICE KIMIE; BAIS MARTINS, LEANDRO GUIMARAES; WENDLAND, EDSON CEZAR. Innovative device to assay leachate production in non-sanitary landfills. JOURNAL OF MATERIAL CYCLES AND WASTE MANAGEMENT, . (15/03806-1, 11/08105-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHINZATO, Marjolly Priscilla Bais. Mobilização de poluentes no maciço de resíduos de lixão desativado. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.