Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas abordagens para exploração de reações químicas relativamente lentas em sistemas de análises em fluxo. Aplicações a amostras de relevância agronômica e ambiental.

Processo: 11/08011-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 10 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Elias Ayres Guidetti Zagatto
Beneficiário:Ana Clara Felix Vida
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/09842-7 - Projeto de sistemas avançados de análises em fluxo com "zone merging" e "zone trapping" para ensaios dinâmicos de lixiviação de triazinas em amostras agronômicas, BE.EP.DR
Assunto(s):Análise em fluxo

Resumo

A abordagem zone trapping envolvendo coalescência de zonas será investigada como uma alternativa para sistemas de análises químicas em fluxo envolvendo reações relativamente lentas. Nesta proposta, a amostra e o reagente são inseridos simultaneamente em fluxos transportadores convergentes e as zonas estabelecidas coalescem no ponto de confluência, sendo a seguir mantidas sob condições estáticas no interior de um reator ou mesmo no detector. Para isto, facilidades de comutação são importantes. As principais características, potencialidades e limitações desta proposta serão comparadas com relação à abordagem zone stopping com zonas coalescentes. Um sistema modelo envolvendo a determinação espectrofotométrica do nitrito em águas naturais será empregado, e as possibilidades de aprisionamento de zonas de amostra ou em reatores paralelos múltiplos ou no detector, da correção de carry-over, de compensação do efeito Schlieren e de minimização do consumo de reagentes serão criticamente avaliadas. Almeja-se melhoria no desempenho de sistemas de análises em fluxo, especialmente na sensibilidade analítica de métodos explorando reações lentas. Como aplicações, serão desenvolvidos procedimentos para determinações espectrofotométricas de cobalto em gramíneas, de ácido tiobarbitúrico em alimentos, e de clorofenol e vanádio em águas naturais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDA, ANA C. E.; ZAGATTO, ELIAS A. G. Exploiting Zone Trapping to Avoid Liberation of Air Bubbles in Flow-based Analytical Procedures Requiring Heating. Analytical Sciences, v. 30, n. 8, p. 833-838, AUG 2014. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIDA, Ana Clara Felix. Novas abordagens para exploração de reações químicas relativamente lentas em sistemas de análises em fluxo. Aplicações a amostras de relevância agronômica e ambiental. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.