Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da participação da via receptores NMDA/óxido nítrico no efeito ansiolítico observado pela ativação do sistema canabinoide da substância cinzenta periaquedutal dorsolateral de ratos submetidos ao modelo do labirinto em cruz elevado

Processo: 11/08705-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Leonardo Resstel Barbosa Moraes
Beneficiário:Amanda Conte Magesto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Endocanabinoides   Óxido nítrico   Ansiedade   Labirinto em cruz elevado

Resumo

O estímulo de receptores CB1 (CB1) na substância cinzenta periaquedutal dorsolateral (SCPdl) leva a uma diminuição do comportamento de ansiedade em ratos submetidos ao labirinto em cruz elevado, enquanto a facilitação da transmissão nitrérgica nesse local leva à produção de comportamentos de fuga e de ansiedade. Nesta estrutura foram descritas tanto a enzima sintase do óxido nítrico na sua forma neuronial (nNOS) quanto receptores CB1. A interação entre os sistemas canabinoide e nitrérgico é relatada em diversos estudo in vitro e alguns estudos in vivo na literatura. Essa interação foi sugerida em outras regiões do sistema nervoso central, porém somente recentemente iniciamos a investigação dessa interação na SCPdl. Nosso objetivo geral, portanto, é o de estender os estudos de verificação da possível ocorrência desta interação na SCPdl na modulação do comportamento de ansiedade observado no modelo do labirinto em cruz elevado. Para isso iremos testar a hipótese de que o efeito antiaversivo induzido pela facilitação do sistema endocanabinoide e ativação de receptores CB1 na SCPdl de ratos expostos ao labirinto em cruz elevado envolve a inibição da formação do NO bem como a ativação de receptores NMDA do glutamato. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LISBOA, S. F.; MAGESTO, A. C.; AGUIAR, J. C.; RESSTEL, L. B. M.; GUIMARAES, F. S. Complex interaction between anandamide and the nitrergic system in the dorsolateral periaqueductal gray to modulate anxiety-like behavior in rats. Neuropharmacology, v. 75, n. SI, p. 86-94, DEC 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.