Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da escolaridade em habilidades linguístico-cognitivas

Processo: 11/08928-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Blenda Regina Zoccal Licas
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da linguagem   Percepção da fala   Leitura   Crianças em idade escolar

Resumo

Introdução: atualmente, diversos estudos ressaltam a importância do desenvolvimento de habilidades linguístico-cognitivas para que o indivíduo se torne um leitor proficiente, como a consciência fonêmica e a nomeação automática rápida. Dessa forma, investigar a influência da escolaridade em tarefas que envolvam tais habilidades, fornecerá parâmetros para o conhecimento do perfil de normalidade, e o planejamento de programas de intervenção precoce sobre possíveis problemas de leitura. Objetivo: verificar a influência da escolaridade em tarefas de consciência fonêmica e nomeação automática rápida em escolares do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. Metodologia: participarão deste estudo 20 escolares do terceiro e 20 do quarto ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola estadual da zona oeste de São Paulo, num total de 40 sujeitos. Para a avaliação da consciência fonêmica será aplicada, em todos os sujeitos, a segunda parte da prova de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS). A avaliação da nomeação automática rápida (NR) será realizada por meio dos testes de Nomeação Rápida de números, cores, objetos e letras do "Comprehensive Test of Phonological Processing - CTOPP. Resultados: ao término da coleta de dados, todas as avaliações serão comparadas e analisadas qualitativa e quantitativamente por meio de testes paramétricos e/ou não-paramétricos sugeridos por um estatístico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA SILVIA CÁRNIO; BLENDA REGINA ZOCCAL LICAS; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES. Influência da escolaridade em habilidades linguístico-cognitivas. Revista CEFAC, v. 17, n. 1, p. 184-191, Fev. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.