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Enunciados de curta extensão: aforização, Mídia e Política

Processo: 11/11187-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Roberto Leiser Baronas
Beneficiário:Tamires Cristina Bonani Conti
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Discurso político   Meios de comunicação   Análise do discurso

Resumo

Nosso objetivo central neste trabalho é tentar compreender o papel da máquina midiática nos processos de produção, circulação e de fabricação das informações políticas sobre as eleições presidenciais brasileiras 2010. Para tanto, ancorados na Análise do Discurso, mais especificamente, nos recentes trabalhos de Dominique Maingueneau (2007, 2010a, 2010b e 2011), frequentaremos um corpus constituído por pequenos enunciados atribuídos aos candidatos Dilma Rousseff e José Serra e veiculados pela mídia eletrônica brasileira em 2010. Inicialmente, procuraremos definir as características do "enunciado de curta extensão", diferenciando-o de outros como slogans e provérbios; num segundo momento, evidenciamos, por um lado, as características enunciativas dessas pequenas frases que visam favorecer ao seu destaque e, por outro, os determinantes genéricos, linguísticos e semióticos utilizados pelos locutores midiáticos no destaque desses enunciados e, por último, descreveremos como esses enunciados são destextualizados de seus contextos e cotextos originais, procurando compreender como são submetidos ao regime discursivo da aforização.