Bolsa 11/12072-0 - Psicanálise - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O sofrimento docente: um olhar psicanalítico para as oportunidades de encontro entre professores

Processo: 11/12072-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 16 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 13 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Archangelo
Beneficiário:Ana Archangelo
Pesquisador Anfitrião: Franco Borgogno
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Torino (UNITO), Itália  
Assunto(s):Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | Psicanálise e Educação | sofrimento docente | Psicanálise e Educação

Resumo

Como toda instituição histórica e social, escolas são espaços de tensão. Entre outras coisas, crianças que apresentam sérias dificuldades - as quais tomam diferentes formas - e que não conseguem usufruir positivamente do ambiente escolar; exigências burocráticas excessivas; perda da autoridade e do poder diante das decisões a serem tomadas; são algumas das fontes dessa tensão. Apesar de identificarem esse quadro, os professores, em geral, sentem-se incapazes de entender as diferentes dinâmicas pelas quais esta tensão é produzida ou se explica. Em todos os casos, temos professores em situação de sofrimento. À luz da psicanálise, o presente estudo procura investigar não apenas o sofrimento dos professores ou a dinâmica psíquica desses per se, mas também até onde (e se) os professores podem se beneficiar de um 'psychic environment' (Borgogno, 2004) em particular, representado pela experiência de encontro periódico entre professores e pesquisador. Os dados já vêm sendo coletados em pesquisa empírica prévia, desenvolvida em escolas situadas em áreas de exclusão social. Espera-se que ao final do estágio de pós-doutoramento seja produzido um paper que apresente o conjunto das indagações, a síntese dos casos acompanhados e a reflexão acerca da temática proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)