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O sofrimento docente: um olhar psicanalítico para as oportunidades de encontro entre professores

Processo: 11/12072-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 16 de novembro de 2011
Vigência (Término): 13 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Archangelo
Beneficiário:Ana Archangelo
Anfitrião: Franco Borgogno
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università degli Studi di Torino (UNITO), Itália  
Assunto(s):Psicanálise

Resumo

Como toda instituição histórica e social, escolas são espaços de tensão. Entre outras coisas, crianças que apresentam sérias dificuldades - as quais tomam diferentes formas - e que não conseguem usufruir positivamente do ambiente escolar; exigências burocráticas excessivas; perda da autoridade e do poder diante das decisões a serem tomadas; são algumas das fontes dessa tensão. Apesar de identificarem esse quadro, os professores, em geral, sentem-se incapazes de entender as diferentes dinâmicas pelas quais esta tensão é produzida ou se explica. Em todos os casos, temos professores em situação de sofrimento. À luz da psicanálise, o presente estudo procura investigar não apenas o sofrimento dos professores ou a dinâmica psíquica desses per se, mas também até onde (e se) os professores podem se beneficiar de um 'psychic environment' (Borgogno, 2004) em particular, representado pela experiência de encontro periódico entre professores e pesquisador. Os dados já vêm sendo coletados em pesquisa empírica prévia, desenvolvida em escolas situadas em áreas de exclusão social. Espera-se que ao final do estágio de pós-doutoramento seja produzido um paper que apresente o conjunto das indagações, a síntese dos casos acompanhados e a reflexão acerca da temática proposta. (AU)