Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção social da personalidade de adolescentes expostos ao bullying escolar e os processos de "resiliência em-si": uma análise histórico-cultural

Processo: 10/15071-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Marcos Vinicius Francisco
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Resiliência psicológica   Teoria histórico-cultural   Relações interpessoais

Resumo

O presente projeto tem como objetivo identificar e analisar a partir da perspectiva de adolescentes expostos ao bullying, os fatores de risco e proteção na suatrajetória de vida, visando à compreensão dos processos de resiliência numa perspectivade emancipação humana a partir da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa será realizada em uma escola pública da cidade de Presidente Prudente-SP e constará de duas fases. Inicialmente serão contatados todos os adolescentes com idades entre 13 e 15 anos, que frequentam as salas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos serão entregues aos adolescentes, bem como para seus responsáveis, visando à autorização para participação na pesquisa. Num primeiro momento serão aplicados nos alunos o questionário Scan-Bullying para identificação dos que se caracterizam como alvos típicos; esses serão contatados para aplicação de dois instrumentos: o CYRM (Child and Youth Resilience Measure), que visa mensurar processos de resiliência e o questionário "Fatores de Risco e Proteção em Adolescentes de Presidente Prudente" que possibilitará a identificação de outros riscos presentes. A partir de análises estatísticas dos resultados dos dois instrumentos serão selecionados para a segunda fase da pesquisa, 06 adolescentes que apresentarem, concomitantemente, níveis significativos de resiliência e altos fatores de risco. No segundo momento da pesquisa usaremos métodos visuais, através da utilização de máquinas fotográficas descartáveis e realização de filmagem do seu cotidiano, com posterior edição de clipes. As fotografias tiradas pelos adolescentes e os clipes editados serão objeto de análise por parte dos adolescentes que atribuirão sentido ao material coletado, através de entrevistas semi-estruturadas. Os conteúdos das entrevistas serão analisados através das categorias de análise presentes no método materialista histórico-dialético. Palavras chave: resiliência; bullying; Teoria Histórico-cultural.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)