Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de sêmen liofilizado de gatos domésticos (Felis silvestris catus) para a produção in vitro de embriões através da técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI)

Processo: 11/00072-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Maria Denise Lopes
Beneficiário:Luis Carlos Oña Magalhães
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Criopreservação   Embrião de animal   Liofilização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criopreservação De Sêmen | gatos domésticos | Icsi | liofilização | Produção de embriões in vitro | Biotecnologia

Resumo

A produção de embriões in vitro (PIV) na espécie felina é uma alternativa de preservação de espécies selvagens através da transferência de tecnologia, já que mais de trinta e seis espécies de felídeos selvagens se encontram ameaçadas de extinção ou em extinção (Cites, 1973). Como a preservação de células espermáticas utilizando a técnica de liofilização já foi descrita com sucesso em murinos, bovinos e equinos, com produção de filhotes através da técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), surge a possibilidade de avanços na preservação de espécies de carnívoros ameaçadas. A técnica de liofilização para células espermáticas de gato já foi descrita com resultados satisfatórios (MAGALHÃES, 2009), mas ainda há necessidade da comprovação da fertilidade através da produção de embriões. O objetivo deste estudo é produzir embriões, através da técnica de ICSI, com sêmen liofilizado de gato. Para isso será utilizado sêmen de machos doadores que serão avaliados por meio de análises convencionais - motilidade e vigor espermático, concentração espermática, morfologia espermática e integridade de membranas. As amostras de sêmen serão congeladas em meio SOFaa e em criotubos (Magalhães et al. 2009) e liofilizados em liofilizador (Edwards do Brasil) onde permanecerão sob a temperatura de -40ºC por 48 horas, período suficiente para obter uma amostra estável com 1% de umidade. Oócitos serão recuperados de ovário de gatas submetidas a ovário-salpingo-histerectomia (OSH) de conveniência. Após OSH os ovários serão fatiados, os oócitos classificados e selecionados. Oócitos grau I serão submetidos ao procedimento de maturação in vitro. Em seguida, oócitos maturados e cabeças espermáticas obtidas de amostras de sêmen reidratadas serão submetidas ao processo de ICSI. As estruturas decorrentes desse procedimento serão coradas e avaliadas para a presença de pró-núcleo e/ou taxa de clivagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHÃES, Luis Carlos Oña. Uso de sêmen liofilizado de gatos domésticos (Felis silvestris catus) para produção in vitro de embriões através da técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI). 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.