Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da prática da meditação com atenção plena (mindfulness) sobre a cognição de adultos com transtorno do déficit de atenção

Processo: 11/08547-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Viviane Freire Bueno
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia cognitiva   Atenção (processos psicológicos)   Meditação

Resumo

Adultos com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentam prejuízos nos subsistemas atencionais do alerta e do monitoramento do conflito. A meditação com atenção plena (do inglês mindfulness) pode promover uma melhora destes déficits, além de reduzir sintomas de ansiedade e de depressão. Contudo, os trabalhos que demonstram estas melhoras não utilizaram um grupo controle, tampouco controlaram o uso de medicação. Examinaremos, no presente estudo, os efeitos das práticas de plena atenção (mesmo protocolo de 8 sessões semanais empregado no estudo que mostrou efeitos positivos nessa desordem) no desempenho atencional de 15 pacientes adultos com TDAH através do Attentional Network Test (Fan et al., 2002). O desempenho desses pacientes será comparado ao de um grupo controle "ativo" com TDAH submetido a uma terapia cognitivo-comportamental (TCC) semi-estruturada, que melhora o humor, mas não altera o desempenho cognitivo, com protocolo análogo ao da meditação, e a outro grupo controle de pacientes que não realizará prática alguma (grupo de espera). Os pacientes estarão sob medicação com metilfenidato estável. Os grupos serão balanceados de acordo com idade, escolaridade, comorbidades e quociente de inteligência. Antes e após o tratamento/tempo de espera será examinado o desempenho atencional, o humor e a qualidade de vida, por questionários validados. Esperamos verificar uma melhora na cognição dos pacientes meditadores comparada aos demais e melhora de humor após a meditação e o TCC em relação ao grupo de espera. Os resultados poderão ter impacto sobre alternativas de tratamento de TDAH, já que medicações são pouco afetivas para grande parte dos pacientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, VIVIANE FREIRE; DA SILVA, MARIA APARECIDA; ALVES, TANIA MARIA; LOUZA, MARIO RODRIGUES; POMPEIA, SABINE. Fractionating Executive Functions of Adults With ADHD. JOURNAL OF ATTENTION DISORDERS, v. 21, n. 11, p. 944-955, SEP 2017. Citações Web of Science: 6.
BUENO, VIVIANE FREIRE; KOZASA, ELISA H.; DA SILVA, MARIA APARECIDA; ALVES, TANIA MARIA; LOUZA, MARIO RODRIGUES; POMPEIA, SABINE. Mindfulness Meditation Improves Mood, Quality of Life, and Attention in Adults with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2015. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.