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Efeito da ciclagem mecânica sobre a resistência à tração de infraestruturas cimentadas sobre pilares de prótese sobre implante

Processo: 11/08663-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:José Maurício dos Santos Nunes Reis
Beneficiário:Rodolfo Silva Julio
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cimentação   Implantes dentários   Retenção em prótese dentária   Prótese sobre implantes ósseointegrados   Tratamento de superfícies

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o efeito da ciclagem mecânica sobre a resistência à tração de infraestruturas metálicas cimentadas sobre pilares cone morse para prótese sobre implante. Para isso, análogos de implantes cone morse serão incluídos em resina epóxi e, posteriormente, conectados a pilares cone morse de titânio (Munhão Universal Neodent) com torque de 32 N.cm. Após obliteração do acesso ao parafuso de fixação, as infraestruturas, contendo alça na superfície oclusal, serão enceradas sobre os pilares. Os padrões de fundição serão incluídos em revestimento e fundidos com liga à base de cobalto-cromo (Wirobond 280). Após acabamento, as infraestruturas serão jateadas com óxido de alumínio 50 µm, durante 10 segundos, com pressão de 2,8 bar, limpas em ultrassom e cimentadas com: 1- Fosfato de Zinco; 2- Rely X U100, 3- Rely X Luting 2 ou 4- Rely X temp NE. Os corpos-de-prova (n=6) serão submetidos aos ensaios de resistência à tração em máquina eletromecânica EMIC DL2000 (célula de carga de 5,0 kN, velocidade de 0,5 mm/min) após: 1- 24 horas de armazenagem em saliva artificial a 37 ºC ou 2- ciclagem mecânica (1.000.000 ciclos, 15 Hz) em saliva artificial à 37 ºC, utilizando carga de 140 N aplicada em ângulo de 30º com o longo eixo dos corpos-de-prova, em máquina de ensaios MTS 810 (célula de carga de 10 kN). A força máxima necessária para a remoção das infraestruturas será obtida em Newton. Os dados serão tabulados e submetidos aos testes de normalidade e homogeneidade de variância para a seleção do teste estatístico apropriado para a comparação entre os fatores de variação. (AU)