Bolsa 11/09739-3 - Crítica literária, Leitura - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

De poeta a editor de poesia: a trajetória de Machado de Assis para a formação de suas "Poesias Completas"

Processo: 11/09739-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Sílvia Maria Azevedo
Beneficiário:Fabiana Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica literária   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crítica genética | Leitura | Machado de Assis | Poesias completas | Machado de Assis

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a tarefa de editor desempenhada por Machado de Assis em sua trajetória de formação à coletânea "Poesias completas". Lançado em 1901, o volume organizado pelo próprio autor reuniu poemas coligidos na primeira edição das "Crisálidas" (1865), das "Falenas" (1870) e das "Americanas" (1875), e apresentou ao público a derradeiro tomo de poesia: "Ocidentais". Embora oficialmente fosse o francês Hyppolite Garnier o livreiro-editor do florilégio, as intervenções realizadas pelo poeta evidenciam a efetiva participação de Machado de Assis na concretização do projeto. Preparando, ordenando e exercendo suas percepções literárias, o autor revelou-se poeta, editor e crítico das "Poesias completas". Além de produzir os poemas, selecionou, eliminou e/ou reestruturou notas, versos e epígrafes anteriormente publicadas. A função de crítico explicita-se notadamente através das supressões e modificações estruturais aplicadas a vários poemas antes de constituírem as páginas dos livros e também pelos textos introdutórios. Nesse sentido, procuraremos investigar o percurso literário bem como os métodos empreendidos por Machado de Assis para formar sua compilação poética a partir do resgate das então chamadas "fontes primárias", de estudos às etapas de seleção e ordenação dos poemas, de exames às primeiras edições, às críticas veiculadas pela imprensa contemporânea ao poeta e às variantes não publicadas em livro, registradas sobretudo em materiais de arquivos. Sob o prisma da crítica genética, cujo caráter interdisciplinar solicita leituras em constante interlocução com outras tendências críticas, e considerando os pontos de intersecção entre literatura e história, buscaremos compreender o processo criativo de Machado de Assis enquanto poeta e editor de sua poesia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Fabiana. De poeta a editor de poesia: a trajetória de Machado de Assis para a formação de suas Poesias Completas. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.