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Proletarização e precariedade do trabalho dos professores: um estudo comparado entre a ditadura militar no Brasil e o governo Margareth Thatcher na Grã-Bretanha (1979-1985)

Processo: 11/08262-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Amarilio Ferreira Junior
Beneficiário:Amarilio Ferreira Junior
Pesquisador Anfitrião: Gary Mcculloch
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of London, Inglaterra  
Assunto(s):História da educação   Educação comparada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História da Educação Comparada | Luta Sindical dos Professores | Professores Brasileiros e Britânicos | Proletarização e Precariedade dos Professores | História da Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo o processo de proletarização e as precárias condições do trabalho dos professores das escolas públicas de ensino básico no Brasil e no Reino Unido, durante os governos dos generais-presidentes, que ascenderam ao poder com o golpe de Estado de 1964, e o governo da primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. O recorte cronológico estabelecido corresponde ao início do governo de Thatcher (1979) e o fim da ditadura militar (1985) no Brasil. Tal estudo comparado visa estabelecer diferenças e semelhanças históricas entre duas formações societárias com trajetórias educacionais distintas. Enquanto no Reino Unido a luta pela conquista da escola pública de ensino básico remonta à Revolução Industrial do século XIX, no caso brasileiro, a expansão da escola pública para todos só se transformou em um fenômeno generalizado a partir da década de 70 do século XX. A pesquisa em questão visa, portanto, estabelecer um estudo de história da educação comparada tomando como referência teórica e metodológica a abordagem marxista com relação aos seguintes fenômenos: as políticas educacionais adotadas em ambos os países no interregno de 1979 a 1985; as consequências dessas políticas para as condições de vida e de trabalho da categoria social dos professores das escolas públicas; e a política sindical adotado pelo movimento de professores tanto no Reino Unido quanto no Brasil com mecanismo de resiliência social e educacional. (AU)

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