Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia e conservação de uma espécie-chave de mamífero: a queixada (Tayassu pecari) na Mata Atlântica

Processo: 11/10693-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Mauro Galetti Rodrigues
Beneficiário:Maria Luisa da Silva Pinto Jorge
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil
Assunto(s):Animais herbívoros   Ecologia trófica   Conservação

Resumo

Programas de conservação da Mata Atlântica necessitam quantificar o grau de retração das espécies-chave no bioma e integrar escalas espaciais local e da paisagem em estudos de interações interespecíficas de grandes mamíferos. Queixadas (Tayassu pecari) são altamente vulneráveis à caça e à fragmentação e suas populações estão desaparecendo de áreas relativamente extensas da Mata Atlântica. No entanto, até o presente momento, não existe nenhum trabalho sobre a porcentagem de retração da espécie no bioma atlântico. Além disso, queixadas desempenham papel único no processo de regeneração da mata uma vez que predam e dispersam sementes, pisoteiam e predam plântulas, destroem raízes e remexem o solo e vivem em bandos que chegam a centenas de indivíduos, criando padrões de distúrbio e regeneração em escala e intensidade que nenhum outro herbívoro o faz. O presente estudo tem dois objetivos principais: (1) quantificar o grau de retração de queixadas da Mata Atlântica nos últimos 30 anos; e (2) unificar a compreensão sobre as interações entre queixadas e plantas em escala local e da paisagem. Para atingir o primeiro objetivo serão utilizados dados de distribuição histórica, modelo de nicho ecológico e distribuição atual da espécie no bioma atlântico. Para atingir o segundo objetivo será utilizada a telemetria por satélite e a amostragem da vegetação em escala local e da paisagem, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. O presente estudo irá gerar informações ecológicas inéditas sobre uma espécie-chave e altamente vulnerável de mamífero neotropical, a queixada, em um dos biomas mais ameaçados do mundo, a Mata Atlântica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE, MARIA LUISA S. P.; GALETTI, MAURO; RIBEIRO, MILTON C.; FERRAZ, KATIA MARIA P. M. B. Mammal defaunation as surrogate of trophic cascades in hotspot. Biological Conservation, v. 163, n. SI, p. 49-57, JUL 2013. Citações Web of Science: 54.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.