Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da distribuição e uso do espaço em opiliões jussara SP. (Arachnida, Opiliones, Eupnoi)

Processo: 11/12896-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Rodrigo Hirata Willemart
Beneficiário:Guilherme Ferreira Pagoti
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/00915-0 - Comunicação química em opiliões (Arachnida, Opiliones): morfologia, comportamento e química, AP.JP
Assunto(s):História natural   Arachnida

Resumo

A distribuição espacial de uma população animal em um ambiente de floresta atlântica sofre grande influência de acordo com a heterogeneidade deste ambiente. Quanto mais heterogêneo, maior a quantidade de microclimas e micro-habitats ensejados pelos recursos oferecidos, influenciando direta ou indiretamente a distribuição dos animais. Outros aspectos importantes na distribuição espacial são as pressões seletivas que permeiam o ambiente e também como ocorrem às interações entre co-específicos de uma população. Em opiliões, têm se verificado que em algumas espécies existe preferência por diferentes micro-habitats de acordo com a época do ano ou ainda para realização de diferentes tarefas diárias. Verifica-se também, que em muitos grupos ocorre a formação de agregados que agrupam uma densidade grande de indivíduos em um pequeno espaço e que ainda, indivíduos em diferentes estágios de desenvolvimento podem migrar verticalmente em busca de novos recursos. O presente trabalho busca investigar o uso do habitat na espécie Jussara sp. (Arachnida, Opiliones, Eupnoi), obtendo informações de distribuição espacial de machos e fêmeas, preferência por diferentes micro-habitats e retorno a um mesmo local após forragear. Estes dados serão cruzados com a época do ano, temperatura, umidade e horário, buscando obter uma relação com a sazonalidade. O local onde se pretende realizar o estudo guarda remanescentes de mata atlântica e uma significativa abundância de opiliões da espécie Jussara sp. da qual pouco se sabe a respeito de sua distribuição espacial. Para o desenvolvimento deste estudo será delimitado um transecto de trabalho onde os opiliões serão marcados individualmente e monitorados ao longo dos meses. Serão realizadas pelo menos duas visitas ao local em cada mês. Em todas as visitas os animais serão marcados e recapturados para registro de dados de sua localização a fim de estudar a distribuição destes animais no ambiente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAGOTI, GUILHERME FERREIRA; WILLEMART, RODRIGO HIRATA. Strong seasonality and clear choice of resting plant in a Neotropical harvestman (Arachnida: Opiliones). JOURNAL OF ARACHNOLOGY, v. 43, n. 2, p. 207-213, 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.