Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação para cultivo em suspensão e meio de cultura livre de soro fetal bovino da linhagem celular 293-FIX-GFP para produção de FIX recombinante

Processo: 11/10778-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Kamilla Swiech Antonietto
Beneficiário:Robson Luis Ferraz do Amaral
Instituição-sede: Hemocentro de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A produção de fator IX recombinante (FIX) em células de mamíferos representa uma alternativa segura para o tratamento de indivíduos portadores de Hemofilia A. Atualmente no Brasil, o tratamento destinado aos hemofílicos é realizado com fatores (VIII e IX) purificados a partir do plasma de indivíduos normais, estratégia que apresenta desvantagens como risco de infecções virais e alta demanda de plasma de doadores normais. Frente à necessidade de uma alternativa terapêutica de baixo custo e mais segura para o tratamento de portadores de Hemofilia, o objetivo principal deste projeto será adaptar a linhagem celular recombinante HEK-293-FIX-GFP para cultivos em suspensão e meio livre de soro fetal bovino de modo a estabelecer uma plataforma de produção de FIX que permita futuros escalonamentos. A adaptação para os meios livres de soro e a seleção do meio mais eficiente em termos de crescimento celular e produção de FIX será realizada em garrafas estáticas. O cultivo em frascos spinner será utilizado para adaptar a célula para o cultivo em suspensão. Após a adaptação para o cultivo em suspensão, serão realizados cultivos, também em frascos spinner, para caracterizar a cinética de crescimento celular e produção de FIX. Tais cinéticas serão comparadas às obtidas em culturas aderentes em meio contendo soro fetal bovino (DMEM 10%).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ DO AMARAL, ROBSON LUIS; BOMFIM, ALINE DE SOUSA; DE ABREU-NETO, MARIO SOARES; PICANCO-CASTRO, VIRGINIA; DE SOUSA RUSSO, ELISA MARIA; COVAS, DIMAS TADEU; SWIECH, KAMILLA. Approaches for recombinant human factor IX production in serum-free suspension cultures. Biotechnology Letters, v. 38, n. 3, p. 385-394, MAR 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.