Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia e sedimentologia dos campos de dunas eólicas dos Lençóis Maranhenses e pequenos lençóis, Maranhão

Processo: 11/10820-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Paulo César Fonseca Giannini
Beneficiário:Natalia Naches Hilbert
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Granulometria   Minerais pesados   Geomorfologia

Resumo

A meta maior deste projeto é relacionar a distribuição espacial e as propriedades sedimentológicas das feições eólicas dos campos de dunas ativos do leste do Maranhão (Lençóis Maranhenses e Pequenos Lençóis) com aporte sedimentar (áreas fontes e volumes sedimentares fornecidos) e grau de transporte (distância da fonte e retrabalhamento). Para buscar esta meta, propõem-se como objetivos: elaborar uma pesquisa bibliográfica sobre os modelos mais aceitos de gênese e classificação de depósitos eólicos costeiros; reconhecer, classificar e mapear, com base em dados de sensoriamento remoto e de campo, os diferentes tipos de feições eólicas existentes nos campos de dunas estudados; fazer a caracterização sedimentológica (quanto a granulometria e minerais pesados) tanto das várias feições eólicas como das praias que atuam como fonte imediata aos campos de dunas a serem estudados; e integrar os resultados de variação espacial de morfologia e sedimentologia, de modo a caracterizar o padrão de dispersão sedimentar ao largo do sistema eólico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HILBERT, NATALIA NACHES; GUEDES, CARLOS C. F.; GIANNINI, PAULO C. F. Morphologic and sedimentologic patterns of active aeolian dune-fields on the east coast of MaranhAo, northeast Brazil. EARTH SURFACE PROCESSES AND LANDFORMS, v. 41, n. 1, p. 87-97, JAN 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.