Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação do exercício sobre a expressão e atividade de ligantes da família do Fator Neurotrófico Derivado da Glia: integrando mecanismos de dor neuropática e o valor terapêutico da atividade física

Processo: 11/08364-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Guilherme de Araújo Lucas
Beneficiário:Aline dos Santos de Maman
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurobiologia

Resumo

O exercício físico exerce um efeito crucial na recuperação da atividade neuronal após lesão do sistema nervoso, restaurando, significativamente, a atividade motora. Entretanto, a ação do treinamento físico sobre a recuperação do sistema sensorial é ainda pouco conhecida, particularmente, os mecanismos celulares e moleculares desencadeados pelo sistema motor. Este projeto investigará os mecanismos neurobiológicos ativados pelo treinamento físico (natação) em modelo experimental de neuropatia periférica induzida por lesão parcial do nervo isquiático. Serão investigados mecanismos espinais mediados por ligantes da família do Fator Neurotrófico Derivado da Glia (Glial cell line derived neurotrophic factor - GDNF, Artemin - ARTN, Neurturin - NRTN e Persephin - PSPN), um fator trófico fortemente influenciado pela atividade motora e com grande influência sobre as características fenotípicas e a atividade sináptica de neurônios sensoriais e células da glia. Os objetivos específicos do projeto são:1.Investigar a ação do exercício físico sobre a expressão do RNAm de GDNF, Neurturin, Artemim e Persephin e dos receptores GRF1, 2, 3, 4 e RET nos músculos sóleo e masseter, no gânglio da raiz dorsal e nas colunas dorsal e ventral da medula espinal de camundongos. 2. Investigar o efeito da atividade física sobre a expressão do RNAm e da proteína de GDNF, Neurturin, Artemim e Persephin e dos receptores GRF1, 2, 3, 4 e RET no gânglio da raiz dorsal e na coluna dorsal da medula espinal de camundongos submetidos a lesão de nervo periférico. 3. Investigar o efeito da atividade física sobre a síntese das proteínas GDNF, BDNF, NGF e NT-3 nos músculos sóleo e masseter, no gânglio da raiz dorsal e nas colunas dorsal e ventral da medula espinal de camundongos submetidos a neuropatia periférica. 4. Investigar o efeito da atividade física persistente sobre o transporte retrógrado de GDNF, Neurturin, Artemim e Persephin dos músculos posteriores da pata para o gânglio da raiz dorsal em camundongos submetidos a lesão de nervo periférico. 5. Investigar o efeito da atividade física sobre o estado de fosforilação das tirosinas -905, -1015, -1062 e -1096 do receptor RET em camundongos submetidos à neuropatia periférica.Este projeto combinará métodos de biologia celular e molecular com paradigmas comportamentais a fim de investigar novos mecanismos neurobiológicos que contribuam para o entendimento do efeito da atividade física sobre a recuperação de alterações sensoriais após lesão de nervo periférico. Nossa hipotése é que o treinamento físico crônico desencadeie respostas únicas, tanto no sistema nervoso periférico, quanto central, oferecendo uma alternativa natural e não invasiva de ativação de moléculas com grande potencial terapêutico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES, ALEXA ALVES; SOARES DE ALMEIDA, CAYO ANTONIO; LUCAS, GUILHERME; THOMAZINI, JOSE ANTONIO; DEMAMAN, ALINE SANTOS. Effect of swimming training on nerve morphological recovery after compressive injury. NEUROLOGICAL RESEARCH, v. 40, n. 11, p. 955-962, NOV 2 2018. Citações Web of Science: 0.
ALMEIDA, CAYO; DEMAMAN, ALINE; KUSUDA, RICARDO; CADETTI, FLAVIANE; RAVANELLI, MARIA IDA; QUEIROZ, ANDRE L.; SOUSA, THAIS A.; ZANON, SONIA; SILVEIRA, LEONARDO R.; LUCAS, GUILHERME. Exercise therapy normalizes BDNF upregulation and glial hyperactivity in a mouse model of neuropathic pain. Pain, v. 156, n. 3, p. 504-513, MAR 2015. Citações Web of Science: 42.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.