Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de permeabilidade de fármacos antirretrovirais por meio do modelo de perfusão in situ. Aplicação na Classificação Biofarmacêutica.

Processo: 11/09670-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Cristina Helena dos Reis Serra
Beneficiário:João Batista da Silva Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Permeabilidade   Antirretrovirais   Biofarmácia

Resumo

O vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o agente causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Fármacos como estavudina, lamivudina, e zidovudina têm sido empregados em terapias antiretrovirais para minimizar os efeitos de supressão do sistema imunológico em pessoas infectadas. A absorção de fármacos depende de sua liberação da forma farmacêutica no meio onde será absorvido, além de fatores fisiológicos e físico-químicos. Os estudos de permeabilidade fornecem conhecimentos que permitem a isenção de ensaios de bioequivalência (bioisenção) de alguns fármacos. O emprego da técnica de perfusão in situ permite prever a absorção de fármacos e tem sido muito usado devido suas vantagens. O estudo da absorção intestinal de fármacos antiretrovirais em animais permite esclarecer dúvidas quanto à biodisponibilidade pouco relatadas na literatura. O propósito deste trabalho é padronizar um protocolo de estudo de permeabilidade empregando a técnica de perfusão in situ em segmentos intestinais de ratos Wistar para correlacionar dados obtidos de animais em humanos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEZANI, THAISA MARINHO; DEZANI, ANDRE BERSANI; DA SILVA JUNIOR, JOAO BATISTA; DOS REIS SERRA, CRISTINA HELENA. Single-Pass Intestinal Perfusion (SPIP) and prediction of fraction absorbed and permeability in humans: A study with antiretroviral drugs. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICS AND BIOPHARMACEUTICS, v. 104, p. 131-139, JUL 2016. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.