Busca avançada
Ano de início
Entree

Efetividade da terapia fotodinâmica mediada por curcumina, Photodithazine e ftalocianina cloro-alumínio na inativação de biofilme multi-espécies formado por cepas padrão de Candida Albicans, Candida glabrata e Streptococcus mutans: estudo in vitro

Processo: 11/09054-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Pavarina
Beneficiário:Cristiane Campos Costa Quishida
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia fotodinâmica   Biofilmes   Micro-organismos

Resumo

A capacidade de aderência dos micro-organismos a diferentes superfícies, a resistência a medicamentos, bem como a interação entre as espécies visam garantir a sobrevivência e a proliferação dos mesmos, resultando em menor susceptibilidade desses patógenos aos tratamentos e aos procedimentos de desinfecção. O objetivo deste estudo será avaliar in vitro a efetividade da PDT antimicrobiana na inativação de biofilmes de multi-espécies. O biofilme composto por cepas padrão de Candida albicans (ATCC 90028), Candida glabrata (ATCC 2001) e Streptococcus mutans (ATCC 25175), será formado sobre corpos-de-prova de resina acrílica. A aplicação da PDT será mediada pelos fotossensibilizadores (FSs) Photodithazine® (PDZ), Curcumina (Cur) e Ftalocianina Cloro-Alumínio e iluminados por fonte de luz do tipo LED. Serão utilizados dois aparelhos de iluminação: LED 660nm (PDZ e Ftalocianina Cloro-Alumínio) e LED 455nm (Cur) e dose de luz de 37,5 J/cm2. Após a formação dos biofilmes, os corpos-de-prova serão divididos de acordo com as concentrações utilizadas para cada FS e presença ou ausência de iluminação por luz LED. Assim, teremos os grupos P-L- (grupo controle positivo: ausência de FS e luz LED), P-L+ (grupo controle de luz: ausência de FS e presença de luz LED), P+L- (grupo controle de FS: presença das diferentes concentrações de cada FS na ausência de luz LED) e P+L+(presença das diferentes concentrações de cada FS na presença de luz LED), e em seguida serão realizados os tratamento sugeridos para cada grupo experimental. Após a aplicação dos métodos propostos, a viabilidade dos micro-organismos presentes no biofilme formado sobre os corpos-de-prova será avaliada por meio da atividade metabólica (teste do XTT), Contagem de Colônias (UFC/mL), Determinação da Biomassa Total (Coloração cristal violeta) e Microscopia Confocal de Varredura Laser. Os resultados obtidos serão analisados por método estatístico apropriado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA QUISHIDA, CRISTIANE CAMPOS; CARMELLO, JULIANA CABRINI; DE OLIVEIRA MIMA, EWERTON GARCIA; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR; MACHADO, ANA LUCIA; PAVARINA, ANA CLAUDIA. Susceptibility of multispecies biofilm to photodynamic therapy using Photodithazine (R). Lasers in Medical Science, v. 30, n. 2, p. 685-694, FEB 2015. Citações Web of Science: 23.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUISHIDA, Cristiane Campos Costa. Estudo da eficácia da terapia fotodinâmica, mediada pelos fotossensibilizadores Photodithazine® e Curcumina, sobre biofilmes multi-espécies formados por Streptococcus mutans, Candida albicans e Candida glabrata. 2014. 153 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.