Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma contribuição ao projeto arquitetural de sistemas robóticos baseados na arquitetura orientada a serviço

Processo: 11/06022-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Elisa Yumi Nakagawa
Beneficiário:Lucas Bueno Ruas de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57870-9 - Instituto de Sistemas Embarcados Críticos (ISEC), AP.TEM
Assunto(s):Engenharia de software   Arquitetura de software   Robótica

Resumo

A Arquitetura Orientada a Serviço (SOA) é um estilo arquitetural que tem sido explorado nos últimos anos para o desenvolvimento de sistemas de software em diferentes domínios de aplicação. A crescente utilização da SOA deve-se, principalmente, à sua inerente capacidade de prover modularidade, aumento da escalabilidade e do reúso em sistemas de software. A SOA tem também sido recentemente investigada para o desenvolvimento de sistemas embarcados, buscando minimizar limitações relacionadas à capacidade de processamento e aumentar a versatilidade das áreas de aplicação e a extensibilidade de tais sistemas. No entanto, o desenvolvimento de sistemas embarcados baseados na SOA não é uma atividade trivial. Essa atividade é particularmente complexa quando requisitos de qualidade, tais como disponibilidade e confiabilidade dos serviços, devem ser considerados como essenciais a esses sistemas. No entanto, observa-se que questões relacionadas à qualidade dos sistemas embarcados baseados na SOA não têm sido amplamente investigadas. A SOA tem também sido explorada no desenvolvimento de um tipo específico de sistema embarcado: os sistemas robóticos autônomos. Vale ressaltar que sistemas robóticos autônomos possuem uma considerável relevância para a sociedade, muitas vezes, em aplicações diretamente relacionadas à saúde e a vidas humanas. Entretanto, questões relacionadas à qualidade no desenvolvimento de tais sistemas também não têm sido exploradas. Dessa forma, o principal objetivo deste projeto é realizar uma investigação sobre como e quais requisitos de qualidade devem ser considerados durante o projeto e a implementação de sistemas robóticos autônomos baseados na SOA. Destaca-se que será dada especial atenção ao projeto das arquiteturas de software desses sistemas. Com isso, pretende-se estabelecer um conjunto de diretrizes, representado por meio de processos, métodos e técnicas, que possa contribuir para o desenvolvimento de sistemas robóticos autônomos baseados na SOA que contemple requisitos de qualidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, LUCAS BUENO RUAS; LEROUX, ELENA; FELIZARDO, KATIA ROMERO; OQUENDO, FLAVIO; NAKAGAWA, ELISA YUMI. ArchSORS: A Software Process for Designing Software Architectures of Service-Oriented Robotic Systems. COMPUTER JOURNAL, v. 60, n. 9, p. 1363-1381, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Lucas Bueno Ruas de. Projeto arquitetural de sistemas robóticos orientados a serviços. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.