Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de mecanismos anti-hipertensivos do nitrito de sódio na hipertensão renovascular experimental

Processo: 11/10921-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Jose Eduardo Tanus dos Santos
Beneficiário:Lucas Cezar Pinheiro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Hipertensão   Nitrito de sódio

Resumo

O óxido nítrico (NO) regula diversos sistemas orgânicos. Disfunções na produção ou disponibilidade de NO podem comprometer sua atuação fisiológica. Além da produção de NO pelas óxido nítrico sintetases outras vias de produção de NO são relatadas, entre elas a conversão de nitrito a NO. O nitrito é o produto inicial da oxidação do NO, posteriormente o nitrito é oxidado a nitrato. Sabe-se que estas três moléculas formam um ciclo dentro do organismo, onde o nitrato é excretado na saliva e convertido a nitrito pelas bactérias bucais, este nitrito é deglutido com a saliva e exerce seus efeitos, através da conversão a NO. A conversão de nitrito a NO pode ocorrer de forma enzimática ou não enzimática. Como forma não enzimática o nitrito é convertido a NO pela reação com H+.Esta reação ocorre principalmente no estômago, todavia não se sabe se este NO formado tem efeito na pressão arterial sistêmica ou atua apenas localmente. Utilizaremos como modelo experimental ratos 2R1C. Os animais serão tratados durante quatro semanas com omeprazol, ou omeprazol associado a anti-séptico bucal. Ambos os protocolos receberão nitrito ou nitrato de sódio. Os animais terão a pressão medida por petismografia e de forma invasiva. Após, serão quantificados os níveis de nitrito e nitrato. Desta forma este projeto visa compreender o efeito do nitrito e nitrato de sódio sobre a pressão arterial de ratos hipertensos e estudar os mecanismos através do qual estes exercem seus efeitos anti-hipertensivos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Lucas Cezar. Estudo de mecanismos anti-hipertensivos do nitrito de sódio na hipertensão renovascular experimental. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.