Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação morfo-fisiológica dos tipos celulares encontrados na hemolinfa de Carrapatos Rhipicephalus sanguineus (Ixodidae) e Ornithodoros rostratus (Argasidae)

Processo: 11/11782-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Lívia Elisa Sasseron da Costa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Argasidae   Ixodidae   Rhipicephalus sanguineus   Carrapatos   Hemolinfa   Morfologia animal

Resumo

Os carrapatos são ectoparasitas hematófagos que apresentam grande importância médico-veterinária devido à transmissão de patógenos para os diversos hospedeiros e, econômica, pois causam redução na qualidade de carne, couro e leite devido à sua ação espoliativa. A espécie Rhipicephalus sanguineus, conhecida popularmente como carrapato do cão é uma espécie de ampla distribuição e é o principal responsável pela transmissão de patógenos aos cães domésticos, além de ser potencial transmissor destes patógenos à espécie humana. A espécie Ornithodoros rostratus conhecida como carrapato do chão é encontrada principalmente na região centro-oeste do Brasil e causa problemas principalmente em suínos e animais silvestres, embora seja também parasita humano. O tecido fluído desses animais é a hemolinfa, onde estão presentes diversos tipos de células ainda pouco estudadas. O objetivo deste trabalho é realizar uma descrição comparativa e detalhada das células encontradas na hemolinfa das espécies citadas, sendo uma delas da família Ixodidae e outra da família Argasidae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: