Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de sistemas biológicos com redes neurais de Hopfield

Processo: 11/13232-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Erica Regina Marani Daruichi Machado
Beneficiário:Rafael de Paula Camata
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de controle   Identificação de sistemas   Biologia de sistemas   Mínimos quadrados   Redes neurais (computação)

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivos o aprimoramento científico com estudos de técnicas de programação e simulações, sistemas de controle e redes neurais artificiais. É proposta a implementação de algoritmos de identificação das Redes Neurais de Hopfield, através da utilização do software Matlab/Simulink. O aluno efetuará estudos introdutórios de modelagem de sistemas, funções de transferência, métodos de identificação paramétrica e de redes neurais artificiais, em especial, as Redes Neurais de Hopfield e sobre as ferramentas do software Matlab/Simulink voltadas para controle. A motivação dos estudos é a identificação paramétrica de sistemas biológicos de Modelos da Junção do Joelho Conjunto Perna-pé. Os resultados desta iniciação poderão ser utilizados pelos grupos de pesquisa de Instrumentação e Controle do Departamento de Engenharia Elétrica no desenvolvimento de um sistema de eletro-estimulação funcional para geração de movimentos nos membros inferiores de pacientes paraplégicos, com rotinas de acompanhamento do progresso do tratamento. (AU)