Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do exercício físico na lesão renal induzida pela cisplatina

Processo: 11/10349-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Mariana Yasue Saito Miyagi
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/17045-4 - O papel da heme oxigenase-1 sobre os receptores ADORA-2A e 2B no modelo de lesão renal por isquemia e reperfusão, BE.EP.IC
Assunto(s):Cisplatino   Caquexia   Exercício físico   Nefrotoxicidade   Lesão renal aguda

Resumo

A cisplatina é uma droga quimioterápica muito utilizada no tratamento de diversos tipos de câncer que tem seu uso limitado devido aos sérios efeitos colaterais associados ao uso da mesma, como, entre outros, caquexia e nefrotoxicidade. Seu uso provoca também aumento no nível de TNFa, citocina pró-inflamatória, nos rins, soro e na urina. Uma vez que estudos que mostram que a prática de exercícios físicos diminui a produção de substâncias pró-inflamatórias como o TNFa, tem-se como objetivo deste projeto, verificar o impacto da realização de atividades físicas no sistema imune, analisando a extensão de seus benefícios no modelo de lesão renal induzida pela cisplatina. Para tanto, utilizaremos camundongos C57Bl6 e induziremos a toxicidade pela cisplatina com dose única de 20 mg/kg, intraperitoneal. Os animais serão sacrificados 96 horas após a administração da droga e serão coletados soro e tecido renal, além de tecido adiposo, fígado e músculo dos animais para análise de estados morfológicos, metabólicos e moleculares. Animais não manipulados de cada grupo serão utilizados como controles. O exercício físico será realizado em esteiras adaptadas para camundongos, sendo que todos os animais passarão por uma semana de adaptação. Para avaliar o efeito da cisplatina em exercício agudo, iniciaremos o treinamento após adaptação e seguiremos com o exercício até o primeiro dia após a injeção de cisplatina. Para avaliar o efeito da cisplatina em exercício crônico, faremos o treinamento durante 6 semanas antes da injeção de cisplatina e continuaremos com os exercícios até o primeiro dia após a injeção. Após o sacrifício, analisaremos a lesão renal pela dosagem de creatinina e uréia no soro dos animais, bem como pela análise histológica dos rins. A avaliação de citocinas pró-inflamatórias será realizada pela dosagem das mesmas no tecido renal e soro pelo método do Bioplex e a expressão gênica das mesmas será avaliada pelo método de RT-PCR em tempo real. Desta forma, este projeto visa avaliar a influência do exercício físico sobre os efeitos colaterais de quimioterápicos através de uma visão imunológica, que futuramente poderá ter aplicações clínicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAITO MIYAGI, MARIANA YASUE; LATANCIA, MARCELA TEATIN; TESTAGROSSA, LEONARDO ABREU; DE ANDRADE-OLIVEIRA, VINICIUS; PEREIRA, WELBERT OLIVEIRA; HIYANE, MEIRE IOSHIE; ENJIU, LUCAS MACERATESI; PISCIOTTANO, MARCUS; LEITE SEELAENDER, MARILIA CERQUEIRA; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; AMANO, MARIANE TAMI. Physical exercise contributes to cisplatin-induced nephrotoxicity protection with decreased CD4+T cells activation. Molecular Immunology, v. 101, p. 507-513, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
SAITO MIYAGI, MARIANA YASUE; SEELAENDER, MARILIA; CASTOLDI, ANGELA; DE ALMEIDA, DANILO CANDIDO; NOVA BACURAU, ALINE VILLA; ANDRADE-OLIVEIRA, VINICIUS; ENJIU, LUCAS MACERATESI; PISCIOTTANO, MARCUS; HAYASHIDA, CAROLINE YURI; HIYANE, MEIRE IOSHIE; BRUM, PATRICIA CHAKUR; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; AMANO, MARIANE TAMI. Long-Term Aerobic Exercise Protects against Cisplatin-Induced Nephrotoxicity by Modulating the Expression of IL-6 and HO-1. PLoS One, v. 9, n. 10 OCT 1 2014. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.