Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre a quantidade de endotoxina bacteriana em canais radiculares de dentes decíduos e a área da lesão periapical

Processo: 11/08537-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Alexandra Mussolino de Queiroz
Beneficiário:Juliana Arid
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Endodontia   Lesões periapicais   Dente decíduo

Resumo

O objetivo do presente estudo clínico randomizado será avaliar, in vivo, a correlação entre a quantidade de endotoxina bacteriana em canais radiculares de dentes decíduos de humanos, portadores de necrose pulpar e lesão periapical crônica visível radiograficamente, e a área da lesão periapical. Serão selecionados 20 molares decíduos inferiores com necrose pulpar e lesão periapical, de pacientes de 3 a 9 anos de idade. Radiografias padronizadas, tomadas antes do início do tratamento, serão escaneadas e as lesões serão mensuradas com auxílio do programa Image J. Após a abertura coronária, será efetuada a colheita do material de cada canal radicular, por meio do uso de cones de papel absorvente, para quantificação da endotoxina bacteriana, por meio do teste "Limulus Amebocyte Lysate" (LAL) turbidimétrico. Os resultados obtidos serão analisados em relação à distribuição normal (área) e aplicado teste de correlação de Pearson e se não normal o teste de Spearman. O valor de alfa será 0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE QUEIROZ, ALEXANDRA MUSSOLINO; ARID, JULIANA; NELSON-FILHO, PAULO; LUCISANO, MANILA PACIFICO; BEZERRA SILVA, RAQUEL ASSED; SORGI, CARLOS ARTERIO; FACCIOLI, LUCIA HELENA; BEZERRA SILVA, LEA ASSED. Correlation Between Bacterial Endotoxin Levels in Root Canals of Primary Teeth and the Periapical Lesion Area. JOURNAL OF DENTISTRY FOR CHILDREN, v. 83, n. 1, p. 9-15, JAN-APR 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.