Busca avançada
Ano de início
Entree

Gêmeos Conjugados: experiência do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Processo: 11/08273-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Ana Cristina Aoun Tannuri
Beneficiário:Julio Americo Pereira Batatinha
Instituição-sede: Instituto da Criança Professor Doutor Pedro de Alcantara (ICR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gêmeos monozigóticos   Gêmeos unidos   Cirurgia pediátrica

Resumo

Introdução: A gemelaridade conjugada é um evento raro e a separação cirúrgica de tais pacientes requer destreza e conhecimento. No nosso país, quando ocorre o diagnóstico de gêmeos conjugados, habitualmente a gestante é encaminhada a um centro terciário de atendimento obstétrico e perinatal, como o Instituto da Criança do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr). Pode-se esperar, assim, que o levantamento de sua casuística seja de grande valia para futuras pesquisas e sirva de base para análises, estudos e elaboração de estatísticas voltados para a área de cirurgia pediátrica e gemelaridade conjugada.Objetivos: Este estudo objetiva analisar, com ênfase aos aspectos cirúrgicos, a casuística de gemelaridade conjugada do ICr.Materiais e Métodos: Serão analisados os prontuários dos gêmeos conjugados atendidos em nossa instituição de janeiro de 2000 a maio de 2011. Assim tentará se obter: o número total de gêmeos conjugados que receberam assistência na instituição, descrição anatômica da consulta e da cirurgia, peso dos gêmeos ao nascimento, diagnóstico pré ou pós-parto, sexo, descrição cirúrgica, indicação e contra-indicação cirúrgica, exames, peso na cirurgia, duração, tempo de anestesia, fechamento, complicações pós operatórias, seguimento pós-operatório e/ou pós ambulatorial e índices de sobrevida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA CRISTINA AOUN TANNURI; JULIO AMERICO PEREIRA BATATINHA; MANOEL CARLOS PRIETO VELHOTE; UENIS TANNURI. Conjoined twins: twenty years' experience at a reference center in Brazil. Clinics, v. 68, n. 3, p. -, 2013.
AOUN TANNURI, ANA CRISTINA; PEREIRA BATATINHA, JULIO AMERICO; PRIETO VELHOTE, MANOEL CARLOS; TANNURI, UENIS. Conjoined twins - twenty years' experience at a reference center in Brazil. Clinics, v. 68, n. 3, p. 371-377, 2013. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.