Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das alterações neuroanatômicas na substância branca cerebral decorrentes de diaschisis trans-hemisférica em casos de acidente vascular cerebral isquêmico unilateral.

Processo: 11/10856-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Li Li Min
Beneficiário:Isabela Bruzzi Bezerra Paraguay
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Acidente vascular cerebral   Imagem tridimensional   Neuroimagem

Resumo

Utilizando métodos comparativos e estatísticos de imagem por tensor de difusão, analisaremosexames de ressonância magnética de pacientes acometidos por acidente vascular cerebralisquêmico unilateral a procura de alterações na substância branca cerebral no lado contralateral à lesão isquêmica, decorrentes de diaschisis. Serão utilizados os métodos de MapeamentoEstatístico Baseado em Tratos (TBSS) e Morfometria Baseada em Voxels (VBM), sendo oprimeiro responsável pela análise da integridade dos tratos e constatação de anormalidades, e osegundo utilizado para avaliação volumétrica da substância branca e suas possíveis alterações.As imagens obtidas pelo método TBSS serão processadas para visualização tridimensionalutilizando o programa Geraestereo e a tela auto-estereoscópica, com intuito de facilitar a análise dos tratos e determinar a conectividade entre as alterações. Ao final do estudo esperamos obter informações sobre anormalidades neuroanatômicas estatisticamente relevantes na substância branca do lado contralateral à lesão isquêmica e estabelecer um padrão de evolução destas em um determinado intervalo de tempo.