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Investigação do conteúdo de português dos cadernos da Proposta Curricular do estado de São Paulo da área linguagens, códigos e suas tecnologias

Processo: 11/14720-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vânia Galindo Massabni
Beneficiário:Simone de Oliveira Toledo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50617-6 - A nova proposta curricular do estado de São Paulo: das mudanças na política educacional aos impactos no trabalho docente, AP.EP
Assunto(s):Métodos de ensino   Língua portuguesa

Resumo

O projeto visa analisar o conteúdo da área de Português, apresentado nos Cadernos do professor e do aluno dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental bem como a relação dos professores com a proposta, obtendo reflexões sobre suas experiências e saberes, a fim de compreender as condições em que impactou a escola. Português, juntamente com Língua estrangeira, Artes e Educação Física, compõe a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias da Proposta Curricular paulista. Este projeto de pesquisa está definido a fim de colaborar com o objetivo maior do projeto "A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo: das mudanças na política educacional aos impactos no trabalho docente", que é a de compreender como está sendo a implementação da nova proposta curricular no Estado de São Paulo, que faz parte da recente política do governo do estado. Além de avaliar a relação dos Cadernos com a Proposta Curricular paulista, este projeto em específico buscará elaborar Ficha de Análise para facilitar a identificação de conteúdos abordados (áreas contempladas e interdisciplinaridade) pelos Cadernos e formas de apresentação e metodologia sugerida. Também se prevê a comparação com conteúdos dos livros didáticos (utilizado na escola antes da vigência da Proposta), à exceção de áreas em que não eram utilizados, como Educação Física. O projeto envolverá participação do bolsista no grupo de estudos a ser formado na escola e coordenação de área bem como a divulgação, em sua escola, dos resultados do estudo e organização de rodas de leituras nas várias áreas, acompanhados interpretação por trabalhos de artes e corporais da educação física. Este bolsista participará de estudos e da organização, como equipe co-gestora e com os proponentes, de reuniões a fim de colaborar para a formação continuada e melhoria do trabalho docente na escola. Descrição dos Objetivos: investigar e compreender o que é proposto aos professores nos Cadernos pedagógicos de Português, identificando o conteúdo e sua forma. Especificamente, tem como objetivo: analisar, quanto ao currículo: lacunas de conteúdo e abordagem do conhecimento; quanto à metodologia: estruturação das atividades, indicações e orientações apresentadas para o professor e aluno para sua realização, prescrição minuciosa ou não das etapas a serem seguidas nas atividades, abertura para adequações e relação com os saberes docentes. Foi escolhida uma escola para aprofundar o campo de estudos: Abigail Azevedo Grillo, na qual 5 professores farão parte da equipe co-gestora da pesquisa na escola e responsável, junto com a equipe proponente, de envolver os demais professores no projeto. Serão responsáveis por formar e coordenar, com a supervisão e orientação dos proponentes, Grupos de Estudo entre os professores sobre a nova Proposta Curricular e analisar os Cadernos, bem como discutir o impacto da proposta no trabalho docente mediante estudo de textos, buscando desenvolver formas de construção de uma escola responsável por um trabalho diferenciado e de qualidade, com oficinas de formação para o desenvolvimento de atividades junto aos alunos. Esta equipe de bolsista EP deverá articular o andamento dos trabalhos e refletir sobre seus resultados com a colaboração do corpo docente e coordenação da escola. Também zelará pela organização e manutenção dos materiais do projeto acomodados na escola durante a vigência deste, especialmente os de laboratório. Auxiliará todo o corpo docente na análise dos Cadernos e do SARESP, bem como na interpretação da nova política educacional e suas implicações na regulação do trabalho. Realizará apresentação e discussão de artigos de pesquisa. (AU)