Busca avançada
Ano de início
Entree

Reticulação e fluxo: os agenciamentos da mega-máquina de produção e trânsito de dados

Processo: 10/18434-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Laymert Garcia dos Santos
Beneficiário:Diego Jair Vicentin
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/05940-1 - Invenção e padronização: a reticulação da banda larga móvel, BE.EP.DR
Assunto(s):Tecnologia   Mobilidade   Cibercultura

Resumo

Qual é a natureza da relação homem-máquina no contexto informacional? Ou, dito de outra forma, como se atualiza essa relação num momento pós-virada cibernética, marcado também pela expansão e consolidação das redes de transmissão de dados?A resposta que proponho, que é também a hipótese de pesquisa do projeto que se apresenta, afirma que homens e máquinas se combinam formando uma espécie de mega-máquina de produção e trânsito de dados. Para trabalhar tal hipótese, o primeiro passo é investigar o modo de funcionamento e a lógica de evolução do aparato técnico por meio do qual a transmissão se concretiza: a rede. No entanto, uma rede não é um objeto fácil de ser apreendido, suas conexões e ramificações não têm limites. Por isso, de início, nos restringiremos às redes de transmissão de dados sem fios. A partir de suas tecnicidades, verificaremos quais são os motores, barreiras e filtros que regulam o fluxo que lhes atravessa, traçando sua economia política e dando cores ao dispositivo que a ultrapassa, a mega-máquina.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VICENTIN, Diego Jair. A reticulação da banda larga móvel : definindo padrões, informando a rede. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.