Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da sinalização purinérgica durante a infecção aguda e crônica pelo Plasmodium chabaudi AS

Processo: 11/11053-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Regina D'Império Lima
Beneficiário:Érika Machado de Salles
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Malária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atp | malária | Sinalização Purinérgica | Sinalização Purinérgica

Resumo

A compreensão dos mecanismos imunológicos na malária é de extrema importância para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos que conferem proteção ou cura. Na malária, observa-se uma intensa ativação do sistema imune que parece contribuir tanto para a proteção contra a infecção quanto para as manifestações clínicas associadas à doença. No entanto, não estão claros quais os mecanismos responsáveis pela exacerbação do sistema imune durante a fase aguda da infecção. Recentemente, tem sido mostrado que a imunidade inata é capaz de detectar sinais liberados por células ou tecidos danificados como o ATP e o ácido úrico, porém nada se sabe sobre a importância desses sinais de dano durante o período crônico da infecção. Esses sinais de perigo parecem ser importantes para promover a regulação da inflamação após o trauma ou injúrias ocasionadas pelos patógenos. A detecção do ATP extracelular pelo sistema imune ocorre através de receptores purinérgicos (P2X1-7) presentes na superfície celular. Alguns estudos mostram que o reconhecimento da molécula de ATP por receptores P2X7 em células do sistema imunológico é importante para o processo de ativação e morte celular. Algumas células, tais como T reguladoras, possuem grande quantidade de receptores que clivam o ATP extracelular, desta forma conferindo proteção. No entanto, receptores P2X1 e P2X4 estão localizados nas sinapses imunes e são importantes para a regulação da ativação de linfócitos T. Desta forma, este projeto tem como objetivo central avaliar os mecanismos de sinalização purinérgica que atuam durante o desenvolvimento da malária causada pelo P. chabaudi AS. O projeto subdivide-se em cinco partes que abordam objetivos específicos: 1) Determinar a expressão de receptores purinérgicos em células T CD4+, T CD4+Foxp3+, CD19+ e CD11c+ do baço durante a infecção aguda e crônica pelo P. chabaudi. 2) Analisar o efeito in vitro da inibição da sinalização purinérgica na ativação celular frente à infecção pelo P. chabaudi. 3) Avaliar o papel dos receptores purinérgicos em células T CD4+Foxp3+ obtidas do baço de camundongos infectados e controles. 4) Avaliar os efeitos in vivo da inibição de receptores P2X total e P2X7 na fase aguda e crônica da infecção pelo P. chabaudi. 5) Avaliar a resposta imune humoral na ausência da sinalização mediada por receptores purinérgicos. Portanto, esses objetivos são plenamente condizentes com os trabalhos anteriores que vêm sendo desenvolvidos por nosso grupo de pesquisa que contam com o financiamento da FAPESP e do CNPq. Os resultados pretendidos nesse projeto deverão contribuir para a compreensão da malária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SALLES, ERIKA MACHADO; DE MENEZES, MARIA NOGUEIRA; SIQUEIRA, RENAN; DA SILVA, HENRIQUE BORGES; AMARAL, EDUARDO PINHEIRO; CASTILLO-MENDEZ, SHEYLA INES; CUNHA, ISABELA; CASSADO, ALEXANDRA DOS ANJOS; VIEIRA, FLAVIA SARMENTO; NICHOLAS OLIVIERI, DAVID; et al. P2X7 receptor drives Th1 cell differentiation and controls the follicular helper T cell population to protect against Plasmodium chabaudi malaria. PLOS PATHOGENS, v. 13, n. 8, . (10/51150-4, 15/20432-8, 11/11053-2, 13/07140-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALLES, Érika Machado de. Efeitos da sinalização purinérgica durante a infecção aguda e crônica pelo Plasmodium chabaudi AS.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.