Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do proteoma de folhas de cultivares e genótipos de cana-de-açúcar

Processo: 11/11308-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Solange Maria de Toledo Serrano
Beneficiário:Eduardo Shigueo Kitano
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14307-9 - Center for Applied Toxinology, AP.CEPID
Assunto(s):Proteômica   Genótipo   Folhas de planta   Cana-de-açúcar   Saccharum

Resumo

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, com produção aproximada de 570 milhões de toneladas em 2008/09 e também desponta como líder mundial na produção de açúcar e vice-líder da produção de etanol provenientes da cana. A partir de um consórcio de pesquisa com foco no estudo do genoma da cana-de-açúcar (Projeto SUCEST), diversos pesquisadores foram responsáveis pelo sequenciamento de 237.954 ESTs provenientes de 26 bibliotecas de cDNA, o que equivale a aproximadamente 90% do genoma expresso da cana-de-açúcar. À identificação dos ESTs seguiram-se vários projetos de análise do Transcriptoma desta gramínea (http://sucest-fun.org) e de desenvolvimento de ferramentas para avaliar o papel dos componentes das vias de transdução de sinal da cana-de-açúcar. A pesquisa sobre o genoma da cana, mais especificamente sobre os genes envolvidos na codificação de proteínas das vias de transdução de sinal, é importante, pois acelera a identificação de genes responsáveis por qualidades desejáveis, possibilitando a manipulação genética a partir de técnicas de biologia molecular e transgenia. Por outro lado, é conhecido que os níveis de mRNA nem sempre são diretamente correlacionados com o nível de expressão de proteínas. Visto isso, o estudo do proteoma da cana-de-açúcar é de vital importância para identificar quais proteínas estão sendo realmente expressas, complementando os estudos sobre o genoma, que fornece informações preditivas sobre a composição de proteínas e ainda, avaliar como varia o perfil de expressão de proteínas em diferentes cultivares. A elucidação dos genomas de Arabidopsis e Oryza sativa representou um importante passo para a genômica e a proteômica, permitindo o desenvolvimento e estabelecimento das técnicas de estudos proteômicos aplicadas à análise dos proteomas de plantas, embasadas pelas informações preditivas derivadas da elucidação de seus genomas. É importante lembrar que o genoma da cana está sendo seqüenciado e que evidências da presença de uma proteína pode corroborar os modelos gênicos observados com preditores. Considerando a extrema importância do cultivo da cana-de-açúcar no cenário mundial, o interesse de se obter melhores rendimentos no teor de sacarose e a escassez de trabalhos sobre seu proteoma, o objetivo deste projeto é analisar o proteoma de folhas de duas espécies do gênero Saccharum (S. officinarum e S. spontaneum) e de um cultivar híbrido (SP80-3280), identificando proteínas diferencialmente expressas entre as variedades e correlacionando os resultados obtidos com os resultados obtidos do estudo genômico. A longo prazo, o projeto pode auxiliar no estabelecimento dos métodos a serem utilizados para a definição de redes gênicas. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENEZES, MILENE C.; KITANO, EDUARDO S.; BAUER, VERENA C.; OLIVEIRA, ANA K.; CARARO-LOPES, EDUARDO; NISHIYAMA, JR., MILTON Y.; ZELANIS, ANDRE; SERRANO, SOLANGE M. T. Early response of C2C12 myotubes to a sub-cytotoxic dose of hemorrhagic metalloproteinase HF3 from Bothrops jararaca venom. JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 198, p. 163-176, APR 30 2019. Citações Web of Science: 0.
DIAS, MATHEUS H.; KITANO, EDUARDO S.; ZELANIS, ANDRE; IWAI, LEO K. Proteomics and drug discovery in cancer. DRUG DISCOVERY TODAY, v. 21, n. 2, p. 264-277, FEB 2016. Citações Web of Science: 13.
YAMASHIRO, EDSON T.; OLIVEIRA, ANA K.; KITANO, EDUARDO S.; MENEZES, MILENE C.; JUNQUEIRA-DE-AZEVEDO, INACIO L.; LEME, ADRIANA F. PAES; SERRANO, SOLANGE M. T. Proteoforms of the platelet-aggregating enzyme PA-BJ, a serine proteinase from Bothrops jararaca venom. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-PROTEINS AND PROTEOMICS, v. 1844, n. 12, p. 2068-2076, DEC 2014. Citações Web of Science: 5.
DIAS, GABRIELA S.; KITANO, EDUARDO S.; PAGOTTO, ANA H.; SANT'ANNA, SAVIO S.; ROCHA, MARISA M. T.; ZELANIS, ANDRE; SERRANO, SOLANGE M. T. Individual Variability in the Venom Proteome of Juvenile Bothrops jararaca Specimens. JOURNAL OF PROTEOME RESEARCH, v. 12, n. 10, p. 4585-4598, OCT 2013. Citações Web of Science: 27.
KITANO, EDUARDO S.; GARCIA, THALITA C.; MENEZES, MILENE C.; TASHIMA, ALEXANDRE K.; ZELANIS, ANDRE; SERRANO, SOLANGE M. T. Cotiarinase is a novel prothrombin activator from the venom of Bothrops cotiara. Biochimie, v. 95, n. 8, p. 1655-1659, AUG 2013. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.