Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da disponibilidade de sítios de oviposição sobre o sistema de acasalamento do opilião Serracutisoma proximum (Arachnida: Opiliones)

Processo: 11/12795-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Glauco Machado
Beneficiário:Danilo Germano Muniz da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/13632-5 - Usando análise de redes para explorar os mecanismos subjacentes à escolha de parceiros extra-par por fêmeas, BE.EP.DR
Assunto(s):Redes complexas

Resumo

Em sistemas de acasalamento com defesa de recursos, a distribuição dos recursos influencia a distribuição das fêmeas, influenciando diversos parâmetros comportamentais e populacionais. O objetivo geral deste projeto é testar o efeito da disponibilidade de sítios de oviposição sobre o sistema de acasalamento e o cuidado parental do opilião Serracutisoma proximum, cujos machos defendem territórios sobre a vegetação às margens de rios onde as fêmeas ovipõem. No primeiro capítulo investigaremos como a redução da disponibilidade de sítios de oviposição influencia comportamentos diretamente relacionados ao sistema de acasalamento. Em áreas com menor disponibilidade de sítios de oviposição, esperamos: (a) maior freqüência de interações agonísticas entre machos; (b) maior substituição de residentes nos territórios; (c) maior tamanho corporal dos residentes territoriais; (d) maior tamanho dos haréns; (e) maior movimentação dos machos furtivos; (f) maior promiscuidade das fêmeas. Além de testar previsões estritamente comportamentais, no segundo capítulo, uniremos a abordagem de redes à teoria de sistemas de acasalamento para investigar como os padrões de interações sociais variam sob condições de alta e baixa disponibilidade de sítios de oviposição. Finalmente, no terceiro capítulo, testaremos experimentalmente como variações na disponibilidade de sítios de oviposição influenciam a propensão dos machos territoriais exibirem cuidado parental temporário. Nossa hipótese é os machos territoriais estarão menos propensos a cuidar da prole nas áreas de menos disponibilidade de recursos, pois com haréns maiores, cada macho territorial possuirá um maior número de desovas em seu território, diminuindo o valor de uma desova individual. Uma outra explicação possível é que com a maior promiscuidade das fêmeas, a certeza da paternidade sobre as desovas será menor e os custos do cuidado para os machos será maior. Realizaremos o trabalho de campo no Parque Estadual Intervales e os dados obtidos trarão informações inéditas sobre: (a) o efeito da disponibilidade de recursos sobre o sistema de acasalamento em uma espécie de artrópode; (b) a rede de interações sexuais em um contexto de estratégias alternativas de acasalamento; (c) a evolução do cuidado paternal exclusivo em opiliões.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALISSA, L. M.; MUNIZ, D. G.; MACHADO, G.. Devoted fathers or selfish lovers? Conflict between mating effort and parental care in a harem-defending arachnid. JOURNAL OF EVOLUTIONARY BIOLOGY, v. 30, n. 1, p. 191-201, . (15/10448-4, 11/12795-2, 12/23022-7)
MUNIZ, DANILO G.; GUIMARAES, JR., PAULO R.; BUZATTO, BRUNO A.; MACHADO, GLAUCO. A sexual network approach to sperm competition in a species with alternative mating tactics. BEHAVIORAL ECOLOGY, v. 26, n. 1, p. 121-129, . (11/12795-2, 03/05427-0, 12/50229-1, 02/00381-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Danilo Germano Muniz da. Sexo no espaço. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.