Busca avançada
Ano de início
Entree

Alegorias político-jurídicas na Crítica da Razão Pura

Processo: 11/12726-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Terra
Beneficiário:Diego Kosbiau Trevisan
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Kantismo   Criticismo

Resumo

Pretende-se investigar as alegorias político-jurídicas presentes na Crítica da Razão Pura tendo por ensejo inicial uma corrente interpretativa que recentemente vem ganhando força na Kant-Forschung: a leitura que denominamos política da obra e da filosofia kantiana em seu conjunto. A partir da identificação de expedientes metodológicos exemplificados por imagens e procedimentos tomados de empréstimo ao domínio da política e do direito e lançando mão de paralelos e homologias com elementos fundamentais do pensamento jurídico kantiano, pretendemos interrogar a proposta desses intérpretes a respeito do caráter não meramente acessório e casual, mas antes necessário e central das metáforas político-jurídicas na economia metodológica da Crítica da Razão Pura, recorrendo, para tanto, à análise de sua presença em partes decisivas da obra, tais como a dedução transcendental das categorias e as antinomias da razão pura, e sobretudo no momento em que Kant expõe o método em atuação na Crítica, a Doutrina Transcendental do Método. Por meio desse exame, intentaremos, por um lado, avaliar os limites e a pertinência dessa corrente interpretativa no confronto com o próprio texto kantiano, e, por outro, discutir o alcance e valor da conclusão que decorre forçosamente da postura de fundo desta modalidade de leitura da obra crítica, a saber, a radicalização do primado da razão prática e, com isso, o acento na intenção política e, decerto, moral da filosofia kantiana em meio ao Esclarecimento alemão (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREVISAN, Diego Kosbiau. O tribunal da razão: um estudo histórico e sistemático sobre as metáforas jurídicas na crítica da razão pura. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.