Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico e espectroscópico da dinâmica da vermicompostagem de resíduos agroindustriais para manejo sustentável em agricultura orgânica

Processo: 11/13294-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Olímpia de Oliveira Rezende
Beneficiário:Lívia Botacini Favoretto Pigatin
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Vermicompostagem   Sustentabilidade

Resumo

O uso de alguns resíduos já é contemplado na legislação, como é o caso do lodo de esgoto tratado. No entanto, são, ainda, raros os estudos que avaliam o solo após a adição dos resíduos. Para que se tenha segurança agronômica quando da utilização de resíduos é necessário que se conheçam os mecanismos de incorporação, mineralização e liberação de nutrientes, ou seja, a dinâmica da matéria orgânica no solo. Neste projeto serão utilizados os resíduos agroindustriais bagaço de laranja e torta de filtro misturados a esterco bovino. Para avaliação das propriedades fertilizantes desses resíduos após estabilização será estudado o sistema solo-planta. Para tanto o crescimento de Ocimum basilicum L. será acompanhado em solo arenoso. Há necessidade de se estabelecer uma norma regulamentar específica para as condições de clima e solos do Brasil, visando a garantir que o uso dos resíduos orgânicos seja realmente benéfico e ambientalmente seguro, pois o uso de resíduos orgânicos nos solos com fim de produção agrícola de forma não criteriosa pode acarretar prejuízos ao sistema solo-planta-atmosfera. Com os resultados obtidos ao longo do desenvolvimento deste projeto, espera-se fornecer subsídios para as legislações de fertilizantes orgânicos, acerca da normatização do uso agrícola de resíduos agroindustriais, nas condições de solo e clima do Brasil. Em adição, avaliar a influência dos vermicompostos na planta cultivada (Ocimum basilicum L.) quanto ao crescimento, teor de macro e micronutrientes no tecido vegetal e produção de óleo essencial, ou seja, estudar o sistema solo-planta após adição dos resíduos estabilizados.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIGATIN, Lívia Botacini Favoretto. Estudo químico e espectroscópico da dinâmica da vermicompostagem de resíduos agroindustriais para manejo sustentável em agricultura orgânica. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.