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"A forma de apropriação dos novos letramentos e do letramento digital entre alunos de escola de Ensino Fundamental"

Processo: 11/14355-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Maíra Fernandes Laurentino
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/22913-2 - Aprimoramento de conceitos e de práticas de uso das tecnologias de informação e comunicação voltadas para o letramento digital, BE.EP.IC
Assunto(s):Letramento digital   Escrita   Ensino fundamental

Resumo

Este Projeto de Pesquisa filia-se à linha de pesquisa "Letramento e comunicação intercultural" do Grupo de Pesquisa "Linguagens, etnicidades e estilos em transição" - LEETRA (CNPq), liderado pela professora orientadora. Centramo-nos, particularmente, em estudos que têm chamado a atenção para a natureza situada das práticas de letramento (Street, 1993; Hamilton, Barton, Ivanic, 1993; Barton, Hamilton, & Ivanic, 2000; Kleiman, 1995), enfatizando os letramentos advindos das novas tecnologias (Gee, 2004, 2010; Buzato, 2009) visto que, com o advento das mesmas e sua influência nas relações sociais, novos gêneros surgiram. São exemplos desses gêneros oriundos das novas tecnologias o e-mail, o "tweet", os textos on-line construídos com base em hiperlinks, dentre outros. Todo este material já se encontra muito presente na vida social de todos. Nosso objetivo principal implica, por um lado, a investigação de quais gêneros do discurso advindos das novas tecnologias são trabalhados por alunos em ambiente não escolar, e também em que sentido essa vivência extra-classe interfere ou não em seus processos de aprendizagem. A metodologia a ser utilizada é de perfil etnográfico, participativo e colaborativo. Pretendemos dar continuidade a projeto que o pesquisador já vem desenvolvendo há mais de um ano, com vistas a contribuir para o levantamento das formas de interação dos alunos com estes novos gêneros, bem como dos próprios gêneros entre si, podendo assim contribuir para a melhor compreensão e renovação das formas de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa.

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