Busca avançada
Ano de início
Entree

"Efeito da Associação entre Moldeira e Técnicas de Moldagens sobre Implantes Angulados Utilizando o Sistema All-on-Four"

Processo: 11/12461-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Francisco de Assis Mollo Júnior
Beneficiário:Nicole Casalle
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Técnica de moldagem odontológica   Próteses e implantes   Implantes dentários

Resumo

A realização de próteses implantossuportadas com o comportamento biomecânico adequado é um desafio constante para a odontologia restauradora. Devido à forma circular do implante e o menor diâmetro, quando comparado com as paredes naturais dos dentes, um dilema inevitável ocorre de como construir uma coroa artificial com um sistema de abutment próximo a forma natural do dente. O sucesso de uma reabilitação total ou parcial com próteses sobre implantes é determinado pelo conceito de estética, ou seja, quando as características de simetria, equilíbrio e harmonia se fazem presente entre as coroas e os abutments e entre os abutments e os implantes. A obtenção da passividade entre as peças protéticas pode ser considerada responsável pela longevidade da reabilitação. Sabe-se que diferentes técnicas e materiais de moldagens influenciam negativamente na precisão das próteses implantossuportadas, assim como a posição dos implantes na cavidade bucal, paralelos ou angulados. Tendo em vista estas situações, o estudo em questão pretende analisar o efeito da associação entre moldeira e técnicas de moldagens sobre implantes angulados em um modelo mestre pré-fabricado em CAD-CAM. Para isto, serão utilizadas duas técnicas de moldagens, sendo uma delas considerada ideal e a outra utilizando somente os transferentes quadrados sem união, associada a um material de moldagem indicado para moldagens de implantes angulados. As duas técnicas serão moldadas com: moldeira de estoque e moldeira correspondente a matriz em CAD-CAM intentando melhorar o entendimento em relação a influencia da primeira em um estudo padronizado in vitro.