Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e gênese de minerais da fração argila de solos de manguezais da costa brasileira

Processo: 11/13924-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pablo Vidal Torrado
Beneficiário:Gabriel Ramatis Pugliese Andrade
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/17571-0 - Modelagem de DRX e procedimentos de decomposição de picos aplicados ao estudo de argilominerais em solos de manguezais brasileiros, BE.EP.DR
Assunto(s):Filossilicatos   Manguezais   Microscopia eletrônica de transmissão   Geoquímica

Resumo

Manguezais são ecossistemas de transição entre ambientes continentais e marinhos, de grande importância ambiental, econômica e social, e sob grave pressão antrópica. Contudo, a assembléia mineralógica de solos de manguezais é relativamente pouco conhecida, apesar das funções essenciais na evolução pedogenética e geoquímica desses solos, além de importante papel em fenômenos associados ao comportamento de substâncias tóxicas (metais, hidrocarbonetos etc.). O presente projeto, a segunda etapa do Auxílio-Pesquisa concedido pela FAPESP (proc. 2009/51453-0), visa avançar na investigação da assembléia mineralógica de solos de manguezais de todas as regiões do litoral brasileiro, buscando entender a origem dos filossilicatos e sua associação com as características geoquímicas, geomorfológicas e oceanográficas dos manguezais e com as áreas continentais adjacentes (fontes de sedimentos). As assembléias complexas, compostas de diferentes teores de caulinita, ilita com alto teor de Fe e esmectitas nas frações argila e argila fina, com grande variação quantitativa e na cristalinidade dos minerais, encontradas na primeira etapa, serão mais profundamente investigadas, além de assembléias de manguezais ainda não amostrados. Para tal serão efetuadas análises mineralógicas qualitativas e quantitativas da fração argila e argila fina dos solos, a partir de difratometria de raios-X, microscopia eletrônica de transmissão (com análise elementar por EDS), difração eletrônica e microscopia de força atômica, além de análises químicas da água intersticial do solo para construção de diagramas de estabilidade dos minerais. Espera-se, com os dados gerados, a obtenção de maior detalhamento da composição dos filossilicatos dos manguezais e, conseqüentemente, a identificação e compreensão de processos relacionados à gênese desses componentes nos ambientes estudados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, GABRIEL R. P.; CUADROS, JAVIER; PARTITI, CARMEN S. M.; COHEN, RENATO; VIDAL-TORRADO, PABLO. Sequential mineral transformation from kaolinite to Fe-illite in two Brazilian mangrove soils. Geoderma, v. 309, p. 84-99, JAN 1 2018. Citações Web of Science: 4.
CUADROS, JAVIER; ANDRADE, GABRIEL; FERREIRA, TIAGO OSORIO; DE MOYA PARTITI, CARMEN SILVIA; COHEN, RENATO; VIDAL-TORRADO, PABLO. The mangrove reactor: Fast clay transformation and potassium sink. APPLIED CLAY SCIENCE, v. 140, p. 50-58, MAY 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Gabriel Ramatis Pugliese. Gênese de argilominerais em solos de manguezais brasileiros. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.