Busca avançada
Ano de início
Entree

Síndrome plurimetabólica na dermatomiosite / polimiosite

Processo: 11/15524-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Samuel Katsuyuki Shinjo
Beneficiário:Mariana Teichner de Moraes
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimiosite   Dermatomiosite   Reumatologia

Resumo

As miopatias inflamatórias idiopáticas (MII) são um grupo heterogêneo de doença autoimune crônica, sistêmica, associada à alta morbidade e à incapacidade funcional. Considerando as características clínicas e histopatológicas, as MII podem ser classificadas em polimiosite (PM), dermatomiosite (DM), dermatomiosite juvenil, miosite por corpúsculo de inclusão, miosite associada à neoplasia e miosite associada a outras colagenoses.A síndrome plurimetabólica (SPM), por sua vez, é uma doença multifatorial de alta prevalência. Trata-se de uma série de distúrbios bioquímicos e fisiológicos caracterizada por alteração de glicemia de jejum, obesidade central, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica.Nos poucos estudos disponíveis na literatura, a prevalência da SPM em doenças reumatológicas autoimunes sistêmicas varia de 14 a 62,8% e, portanto, maior que na população geral. Essa alta prevalência sugere que a presença ou o tratamento destas doenças autoimunes sistêmicas influencia no risco de desenvolvimento da SPM.Entretanto, até o presente momento, não há trabalhos na literatura, avaliando a prevalência, assim como o impacto da SPM em MII, o que nos motivou a realizar o presente estudo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES, MARIANA TEICHNER; CARLOS DE SOUZA, FERNANDO HENRIQUE; MORAES DE BARROS, THIAGO BITAR; SHINJO, SAMUEL KATSUYUKI. Analysis of Metabolic Syndrome in Adult Dermatomyositis With a Focus on Cardiovascular Disease. ARTHRITIS CARE & RESEARCH, v. 65, n. 5, p. 793-799, MAY 2013. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.