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Caracterização de habilidades de solução de problemas interpessoais em crianças de 6 a 10 anos e associação com desempenho escolar

Processo: 11/18361-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Ana Cláudia Durão
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Rendimento escolar   Habilidades sociais   Relações interpessoais   Coleta de dados   Análise estatística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho acadêmico | Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais | habilidades sociais | Psicologia da Educação

Resumo

Nos últimos anos a literatura tem apontado para a importância de habilidades sociais (HS) no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Embora não haja consenso quanto à definição única do que sejam essas habilidades, o repertório de comportamento a ser desenvolvido pela criança é bastante variado e inclui classes e subclasses de habilidades, sendo que algumas são consideradas indispensáveis para o funcionamento adaptativo da criança. Dentre as diferentes HS, uma em particular é objeto de estudo do presente trabalho, nomeada Habilidade de Solução de Problemas Interpessoais (HSPI), refere-se à habilidade que o indivíduo apresenta para solucionar problemas interpessoais em diferentes contextos. Crianças com melhor desempenho nas HSPI mostram-se melhor ajustadas às situações ambientais que predispõe uma consequência desfavorável, amenizando seu impacto. As HSPI são aprendidas, passíveis de intervenção e detectadas a partir dos quatro anos. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo caracterizar o desempenho em HSPI e suas relações com desempenho acadêmico e problemas de comportamento, em crianças. Participarão do projeto 200 crianças, de ambos os sexos, de seis a 10 anos, regularmente matriculadas junto à Rede Municipal de Educação de Cravinhos - SP, que frequentam Ensino Fundamental I, seus responsáveis e suas professoras. Para alcançar o objetivo proposto serão realizados diferentes procedimentos como avaliação direta com a criança, coleta de informações através de escalas aplicadas com professores e pais/responsáveis. As avaliações serão realizadas pela pesquisadora, nas escolas que as crianças frequentam. Após a coleta de dados, os mesmos serão cotados segundo normas de cada técnica e posteriormente realizada as análises estatísticas e interpretação dos resultados.(AU)

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