Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da sinalização intracelular envolvida na produção de eicosanóides dependente da expressão de fosfolipase c de Mycobacterium Tuberculosis

Processo: 11/01845-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Faccioli
Beneficiário:Patricia Aparecida de Assis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/07169-5 - Mediadores lipídicos como reguladores da resposta imune, AP.TEM
Assunto(s):Mycobacterium tuberculosis   Tuberculose   Eicosanoides

Resumo

Os mecanismos de resistência do Mycobacterium tuberculosis (Mtb) à destruição pelo sistema imune do hospedeiro e sua capacidade de multiplicar-se no interior de fagócitos mononucleares são ainda pouco compreendidos. Dentre os fatores de virulência mais conhecidos de Mtb, as fosfolipases C (PLCs) mostraram-se fundamentais no processo de infecção, implicando na patogenicidade do bacilo. Em nosso laboratório demonstramos que uma cepa de Mtb, que expressa PLC, induz inflamação exacerbada levando ao dano tecidual ao mesmo tempo em que parece inibir a atividade microbicida de macrófagos alveolares favorecendo o crescimento do bacilo in vivo, ao contrário da cepa deficiente destas enzimas. Neste mesmo estudo, também foi observada maior produção de leucotrieno B4 (LTB4) e prostaglandina E2 (PGE2) associada à presença de PLC. Sabendo da capacidade de LTs e PGs em modular a resposta imune, o controle da síntese desses mediadores pode apresentar substancial impacto no resultado da infecção. Diferentes grupos, incluindo o nosso, vêm demonstrando a importância dos mediadores lipídicos na infecção por Mtb. Além disso, alguns estudos sugerem o envolvimento de enzimas PLCs bacterianas na indução da produção de mediadores lipídicos pela célula hospedeira. No entanto, nada se sabe sobre a relação entre PLCs de Mtb e a produção de eicosanóides. Desta forma, no presente projeto, utilizando cepas capazes ou não de expressar PLCs, nosso objetivo é investigar o envolvimento destas enzimas de Mtb com o metabolismo de mediadores lipídicos na célula hospedeira, estudando algumas vias de sinalização intracelular que participam deste processo. O entendimento da relação entre PLCs de Mtb e eicosanóides constitui um passo essencial para elucidar um possível mecanismo de virulência através do qual este microorganismo apresenta sua patogenicidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSIS, PATRICIA A.; ESPINDOLA, MILENA S.; PAULA-SILVA, FRANCISCO W. G.; RIOS, WENDY M.; PEREIRA, PRISCILLA A. T.; LEAO, SYLVIA C.; SILVA, CELIO L.; FACCIOLI, LUCIA H. Mycobacterium tuberculosis expressing phospholipase C subverts PGE(2) synthesis and induces necrosis in alveolar macrophages. BMC Microbiology, v. 14, MAY 19 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.