Busca avançada
Ano de início
Entree

Extratos padronizados para o tratamento de doenças crônicas: Serjania marginata Casar

Processo: 11/08880-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Wagner Vilegas
Beneficiário:Silvia Cristina Heredia Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/52237-9 - Fitoterápicos padronizados como alvo para o tratamento de doenças crônicas, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Fitoquímica   Padronização   Produtos naturais

Resumo

Os objetivos do projeto são dar continuidade ao estudo integrado químico-farmacológico de plantas medicinais brasileiras utilizadas na medicina popular e enquadradas no Programa Biota-FAPESP/CNPq - fitoterápicos padronizados para o tratamento de doenças crônicas; estabelecer o perfil químico, isolar e caracterizar os constituintes químicos do extrato hidroalcoólico obtido das folhas da Serjania marginata Casar. (Sapindaceae); comparar a composição química da S. marginata nativa com a da mesma espécie cultivada, coletada em três épocas do ciclo vegetativo; avançar nas pesquisas para a obtenção de fitoterápicos padronizados e avaliar a toxicidade aguda e a atividade antiulcerogênica do extrato hidroalcoólico, frações enriquecidas e substância(s) isolada(s). As etapas farmacognóstica e química serão realizadas no Departamento de Química da UNESP-Araraquara e incluirão a coleta e processamento do material vegetal, extração, triagem cromatográfica, isolamento e identificação das substâncias, comparação da composição química da planta nativa com a da cultivada e padronização química dos extratos; a etapa farmacológica será realizada no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da UNESP-Botucatu e compreenderá o estudo de toxicidade e a avaliação da atividade antiulcerogênica, utilizando-se os modelos de úlceras gástricas induzidas por etanol, pelo uso de anti-inflamatórios não-esteroidais, por ácido acético e pela ligadura do piloro, além de análises morfológicas e imunohistoquímicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HEREDIA-VIEIRA, SILVIA C.; SIMONET, ANA M.; VILEGAS, WAGNER; MACIAS, FRANCISCO A. Unusual C,O-Fused Glycosylapigenins from Serjania marginata Leaves. Journal of Natural Products, v. 78, n. 1, p. 77-84, JAN 2015. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Silvia Cristina Heredia. Extratos padronizados para o tratamento de doenças crônicas : Serjania marginata Casar. (Sapindaceae). 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.