Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do receptor beta-2-adrenérgico na mucosa bucal de margens cirúrgicas e nas células malignas do carcinoma espinocelular de boca

Processo: 11/11630-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Denise Tostes Oliveira
Beneficiário:Gustavo Amaral Lauand
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/04098-2 - Expressão do receptor beta-2 adrenérgico nos tecidos a fresco de carcinomas espinocelulares de boca, BE.EP.IC
Assunto(s):Patologia bucal   Estresse psicológico   Receptores adrenérgicos   Receptores adrenérgicos beta 2

Resumo

Neste estudo pretende-se investigar e comparar a expressão imuno-histoquímica do receptor beta-2 adrenérgico nas células epiteliais da mucosa bucal de margens cirúrgicas e nas células malignas do front de invasão tumoral de carcinomas espinocelulares de boca. Setenta e cinco carcinomas espinocelulares de boca e suas margens cirúrgicas, obtidos de pacientes diagnosticados e tratados no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital de Câncer A.C. Camargo, São Paulo, Brasil, no período de 1970 a 2000, serão analisados quanto à expressão do receptor beta-2 adrenérgico nas células epiteliais da mucosa bucal e neoplásicas, a história clínica, a localização e extensão do tumor, a classificação pelo sistema TNM-UICC, as características microscópicas, o tratamento e a evolução clínica tumoral. Dez campos microscópicos de cada margem cirúrgica ou tumor serão capturados, a partir de uma câmera digital de alta resolução acoplada a um microscópio óptico binocular contendo uma objetiva de 40X. A expressão imunoistoquímica do receptor beta-2 adrenérgico pelas células epiteliais da mucosa bucal de margens cirúrgicas e pelas células neoplásicas do front de invasão tumoral será analisada automaticamente com base na intensidade da coloração marrom das células em cada campo microscópico. Será utilizado um programa desenvolvido na linguagem MATLAB que determina valores numéricos com base na quantidade de pixels das áreas segmentadas (positivamente imunomarcadas pelo anticorpo anti-receptor beta-2 adrenérgico). A associação da expressão epitelial do receptor beta-2 adrenérgico na mucosa bucal com as variáveis clínicas, microscópicas, de tratamento e evolução tumoral será calculada pelo teste do qui-quadrado ou teste exato de Fisher com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, DENISE TOSTES; BRAVO-CALDERON, DIEGO MAURICIO; LAUAND, GUSTAVO AMARAL; ASSAO, AGNES; SUAREZ-PENARANDA, JOSE-MANUEL; PEREZ-SAYANS, MARIO; GARCIA-GARCIA, ABEL; MARANA, APARECIDO NILCEU; NONOGAKI, SUELY; PEREIRA LAURIS, JOSE ROBERTO; KOWALSKI, LUIZ PAULO. Correlation of Beta-2 Adrenergic Receptor Expression in Tumor-Free Surgical Margin and at the Invasive Front of Oral Squamous Cell Carcinoma. JOURNAL OF ONCOLOGY, 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.