Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento dos PPARgamma no desenvolvimento da inflamação crônica de baixa intensidade e resistência à insulina associada à obesidade. participação nas ações dos ácidos graxos ômega-3

Processo: 11/14172-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:William Tadeu Lara Festuccia
Beneficiário:Thiago Belchior de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15354-7 - Envolvimento do tecido adiposo no desenvolvimento da obesidade e patologias associadas: investigação dos mecanismos moleculares e busca de novas alternativas terapêuticas, AP.JP
Assunto(s):Resistência à insulina   Ácidos graxos ômega-3   Obesidade   Fisiologia endócrina

Resumo

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que, no mundo, a obesidade atinge um em cada dez adultos. O sobrepeso e a obesidade são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias como a síndrome metabólica, diabetes do tipo 2, dislipidemias, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Há evidências de que a inflamação crônica de baixa intensidade, um fenótipo frequentemente associado com a obesidade, possa ter um papel importante no desenvolvimento dessas patologias. Apesar da associação entre inflamação e obesidade ser bem estabelecida, os fatores que desencadeiam e conectam essas duas condições ainda não foram identificados. O presente projeto tem como objetivo geral elucidar o envolvimento dos receptores nucleares PPAR³ na gênese da obesidade e inflamação, bem como, sua participação para ações metabólicas e imunológicas dos ácidos graxos ômega-3. Mais especificamente, camundongos selvagens e FAT-1 (geneticamente modificados para a produção de ômega-3) induzidos obesos pela ingestão de dieta rica em gordura e tratados ou não com antagonista de PPAR³ serão avaliados para alterações de homeostase glicídica (tolerância, captação e metabolismo da glicose) e lipídica (clearance, captação e metabolismo de lipídios), sinalização intracelular a insulina e citocinas, perfil de expressão gênica, função endócrina (produção e secreção de adipocinas/citocinas e óxido nítrico) de adipócitos e macrófagos e recrutamento e alteração do fenótipo de macrófagos residentes no tecido adiposo. Os mesmos parâmetros serão avaliados em camundongos selvagens ou com deleção específica de PPAR³ específica em células mielóides. Estes experimentos serão complementados com estudos in vitro em células primárias (macrófagos e adipócitos) e ou linhagens permanentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELCHIOR, THIAGO; PASCHOAL, VIVIAN A.; MAGDALON, JULIANA; CHIMIN, PATRICIA; FARIAS, TALITA M.; CHAVES-FILHO, ADRIANO B.; GORJAO, RENATA; ST-PIERRE, PHILIPPE; MIYAMOTO, SAYURI; KANG, JING X.; DESHAIES, YVES; MARETTE, ANDRE; FESTUCCIA, WILLIAM. Omega-3 fatty acids protect from diet-induced obesity, glucose intolerance, and adipose tissue inflammation through PPAR gamma-dependent and PPAR gamma-independent actions. MOLECULAR NUTRITION & FOOD RESEARCH, v. 59, n. 5, p. 957-967, MAY 2015. Citações Web of Science: 27.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Thiago Belchior de. Envolvimento dos PPARγ nas ações metabólicas dos ácidos graxos ômega-3.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.