Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da ação antrópica no ambiente aquático sobre a vitelogênese em peixes teleósteos

Processo: 11/15453-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 03 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Carlos Eduardo Tolussi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57687-0 - Effects of global climate change of the Brazilian fauna: a conservation physiology approach, AP.PFPMCG.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):14/01866-4 - Avaliação dos efeitos do ambiente impactado na vitelogênese dos peixes, BE.EP.DR
Assunto(s):Peixes   Reprodução animal   Metabolismo   Vitelogênese

Resumo

Com o crescente escoamento de agentes químicos nos ambientes aquáticos devido à ação antrópica, muitas espécies de peixes estão sofrendo alterações em diversos processos fisiológicos, entre eles a reprodução, o que pode acarretar em uma queda na sua população, ou mesmo a extinção da espécie. Deste modo, este trabalho visa analisar as possíveis alterações no processo reprodutivo, mais precisamente na vitelogênese, como resultado da exposição de espécie de peixes em ambientes impactados. Para isso, será analisada a concentração plasmática do hormônio 17²- estradiol, diretamente responsável pela produção da vitelogenina, assim como a expressão hepática desta molécula. Além disso, será investigado um possível desvio da mobilização dos substratos energéticos que são utilizados para a formação da molécula de vitelogenina, em resposta ao estresse resultante de um ambiente impactado. Esta análise será realizada por meio da determinação da concentração dos substratos energéticos, assim como a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo destes substratos, do estresse oxidativo, além de enzimas que indicam a presença de poluentes no ambiente. Para a realização do presente trabalho serão utilizados como modelo experimental, fêmeas de teleósteos cuja espécie será definida de acordo com a disponibilidade e regularidade de captura em um ambiente impactado (represa Billings) e comparadas à uma população de animais da mesma espécie viventes em um ambiente sem a presença de poluentes (Represa de Ponte Nova). De acordo com levantamentos piloto que já vem sendo realizados, uma espécie inicialmente candidata seria pertencente ao gênero Astyanax sp., que está distribuída em ambas as áreas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLUSSI, CARLOS E.; OLIO GOMES, ALINE D.; KUMAR, ANUPAMA; RIBEIRO, CRISTIELE S.; LO NOSTRO, FABIANA L.; BAIN, PETER A.; DE SOUZA, GABRIELA B.; DA CUNA, RODRIGO; HONJI, RENATO M.; MOREIRA, RENATA G. Environmental pollution affects molecular and biochemical responses during gonadal maturation of Astyanax fasciatus (Teleostei: Characiformes: Characidae). ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 147, p. 926-934, JAN 2018. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLUSSI, Carlos Eduardo. Influência antrópica no ambiente aquático sobre os processos fisiológicos associados à maturação oocitária em peixes teleósteos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.