Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da Técnica de Transformação por Protoplastos em Bacillus megaterium para a Produção de Penicilina G Acilase Recombinante.

Processo: 11/15864-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rosineide Gomes da Silva Cruz
Beneficiário:Fabio dos Santos Machado Zanucoli
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bacillus megaterium   Engenharia bioquímica   Micro-organismos

Resumo

Penicilina G Acilase (PGA) é enzima extensamente utilizada na indústria para a hidrólise de penicilinas microbianas para a obtenção do ácido 6-amino-penicilânico (6-APA), composto chave na produção de antibióticos beta-lactâmicos. Este projeto de iniciação científica (IC) enfoca a aplicação de técnicas de biologia molecular na produção dessa enzima por Bacillus megaterium. Pretende-se com esta proposta realizar estudos de técnicas de transformação em B. megaterium, que diferentemente da E. coli é um microrganismo Gram-positivo. A etapa de transformação de microrganismos em tecnologia de DNA recombinante é um passo crítico no processo da clonagem. Por isso, a depender do microrganismo utilizado, uma técnica pode apresentar mais vantagens ou ser mais adequada que outra. Neste projeto, serão estudadas as condições de crescimento de células de B. megaterium e sua preparação para transformação por protoplastos para fins de expressão de PGA em câmara rotativa. O grupo de pesquisa do DEQ/UFSCar, no qual está inserida a proponente, tem acesso a bem equipado laboratório de biologia molecular, e tem linha de pesquisa em andamento na produção de PGA recombinante com pós-doutor especialista nessa área, doutorado em andamento e colaboração com grupos de renome no país e no mundo. Este projeto de IC faz parte da linha de pesquisa envolvendo a produção de PGA recombinante do DEQ/UFSCar. Em projeto regular FAPESP recentemente aprovado e intitulado "Estudo Comparativo de Técnicas de Transformação de Diferentes Hospedeiros para Produção de Penicilina G Acilase Recombinante" (FAPESP 2010/15916-2) foi prevista a disponibilização de dois temas de iniciação científica, um dois quais se solicita recursos nesta proposta. Espera-se dessa forma avançar nas pesquisas de um importante catalisador para a indústria farmacêutica e capacitar aluno em nível de IC para trabalhos em laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular visando ao enriquecimento e à complementação da sua formação.